CPI do Traumas x CPI do São João: Governistas e oposicionistas prontos para batalha na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 14 de agosto de 2013 às 07:04

sessão casa plinio amorim_640x360Mesmo a contragosto da bancada de oposição, a base aliada do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) conseguiu emplacar ontem (13) na Casa Plínio Amorim, numa das sessões mais acaloradas dos últimos anos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve apurar o processo de implantação do antigo Hospital de Urgências e Traumas (HUT).

Proposto pelo vereador Ronaldo Silva (DEM), o requerimento foi alvo de duras críticas por parte dos oposicionistas, que viram uma “manobra” da bancada de situação para mudar o foco das investigações da CPI protocolada pelo líder oposicionista Ronaldo Cancão (PSL), que pretende apurar os gastos da Prefeitura de Petrolina com o São João nos últimos três anos.

O vereador Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL) era um dos mais revoltados. “Essa CPI (do Traumas) era para ter sido feita na legislatura passada, mas faltou coragem. O que está havendo aqui é claramente uma represália para mudar o foco da CPI do São João”, desabafou, sendo respaldado por outros colegas de bancada.

Apesar das reclamações, a CPI do Traumas foi aprovada por dez votos a oito.

Votaram a favor da comissão os vereadores Ronaldo Silva, o líder de governo Elismar Gonçalves (PMDB), Dr.Pérsio Antunes (PMDB), Ailton Guimarães (PMDB), Paraíba (PMDB), Alvorlande Cruz (PRTB) – além de Cristina Costa (PT), Geraldo da Acerola (PT), Edilsão (PSL) e Pedro Fillipe (PSL). Contra a CPI foram os vereadores Maria Elena (PSB), Zé Batista da Gama (PDT), o líder oposicionista Ronaldo Cancão, Ibamar Fernandes (PRTB), Elias Jardim (PP), Manoel da Acosap (PHS), Zenildo do Alto do Cocar (PSB) e Betão.

Irregularidades e gastos

A CPI do São João não necessitou ir à votação, pois tinha o número mínimo de assinaturas (sete). Os petistas Cristina Costa e Geraldo da Acerola, que não haviam assinado o documento porque não tinham sido convidados por Ronaldo Cancão para um encontro organizado por ele, na última sexta-feira (9), para tratar do assunto, declararam em plenário que assinariam o requerimento.

Os vereadores da base aliada, por determinação de Lóssio, também verbalizaram em plenário o apoio à comissão, que deve investigar – entre outras coisas – um gasto não justificado de mais de R$ 200 mil dos R$ 4,2 milhões para contratar as atrações da grade junina deste ano. Mas apenas o líder governista Elismar Gonçalves assinou o requerimento. Já a CPI do Traumas pretende apurar supostas irregularidades nos repasses federais à prefeitura (entre 2001 e 2008), destinados à construção do antigo HUT.

CPI do Traumas x CPI do São João: Governistas e oposicionistas prontos para batalha na Casa Plínio Amorim

  1. Snoop disse:

    É só não deixarem essa mudança de foco ocorrer, meus caros.

    1. Pedro Henrique disse:

      Quem tiver rabo de palha e teto de vidro que peça pra sair. Quem deve não teme. Agora eles estão desesperados porque o prefeito promete abrir outras CPIs de governos passados, O RISCO QUE CORRE O PAU CORRE O MACHADO.

  2. Tadeu Plinio disse:

    Falta de respeito com a população. alguns vereadores governistas interessados no seu, provocam e tirão o perfil de uma apuração do são joão e vem com outra. VERGONHOSO eu chamo isso Câmera Samambaia .

  3. Domingos disse:

    As máscaras caíram. SÃO TODOS CORRUPTOS!
    Tentam, disfarçadamente, enganar o povo contrapondo um erro com outro erro.
    A estratégia do prefeito enganador está clara: esconder suas mutretas com possíveis mutretas dos outros. Como povo, recomendo punição severa aos “abutres da população”.

  4. Pedro Souza disse:

    Estou convicto da culpa desse prefeito. Ele tenta, com seu dedo , apontar falhas de outros. A abertura de uma outra CPI é CONFISSÃO CLARA. Ele vai tentar, no jogo baixo e sujo da chantagem, esconder suas canalhices. Ministério Público, nos salve!
    NOJO DE JÚLIO LÓSSIO!

  5. Marivaldo disse:

    O carro tem dois faróis e um botão para acender os mesmos, portanto, CarloBritto será o “botão” que nos manterá informados dos andamentos das CPIs para não desviarmos do foco delas!

  6. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    DAS COMISSÕES ESPECIAIS DE INQUÉRITOS
    Art. 56. As Comissões Especiais de Inquérito serão criadas pela Câmara Municipal por prazo certo e/ou, por fato determinado,com a finalidade específica de apurar irregularidades atribuídas ao Executivo, à Mesa Diretora ou aos Vereadores.
    § 1º – O requerimento para constituição de Comissão Especial de Inquérito, devidamente fundamentada,deverá especificar necessariamente.
    I – quanto às especificações:
    a) – determinação do fato a ser investigado;
    b) – números de vereadores que a constituirão;
    c) – prazo de funcionamento;
    II – quanto à aprovação:
    a) o requerimento será deferido de plano pelo Presidente da Mesa,se for subscrito por um terço dos membros da Câmara.Uma vez protocolado o requerimento para constituição da Comissão Especial de Inquérito,é defeso a qualquer dos subscritores retirar da proposição a sua assinatura.
    b) – o requerimento será discutido e votado pelo Plenário, quando não alcançar o mínimo de assinaturas fixado na alínea anterior.
    § 2º – Depois da aprovação por qualquer das formas previstas no parágrafo anterior, o Presidente da Câmara baixará ato a respeito, no prazo de quarenta e oito (48) horas.
    § 3º – Publicado o ato,os líderes das bancadas, no prazo de setenta e duas (72) horas, indicarão seus representantes à comissão,resguardada a proporcionalidade das representações.Nos termos deste regimento,o autor do requerimento deverá participar da comissão.
    CPI do Traumas pretende apurar supostas irregularidades nos repasses federais à prefeitura (entre 2001 e 2008), destinados à construção do antigo HUT.
    CADÊ AS PROVAS PARA APRESENTAR A POPULAÇÃO ATES DE COMEÇAR A INVESTIGAÇÃO.
    VEJAM COMO SÃO OS VEREADORES DO CHEFE,INVESTIGAR DO ANO DE 2001 AO ANO DE 2008,ELES PENSAM QUE NÓS É QUE SOMOS IDIOTAS.JÁ QUE DIZEM QUE VÃO INVESTIGAR TEM QUE SER ATÉ ESSE ANO DE 2013 VEREADORES ELEITOS E NÃO ELEITOS PELO POVO.
    O VALE ACORDOU TEMOS QUE ACORDAR ALGUNS VEREADORES,SÃO ELES QUE DECIDEM OS DESTINOS DE PETROLINA,VAMOS ESTÁ ATENTOS A ESSES CARAS.

  7. solidariedade disse:

    Nao quero nem saber eu quero é ver as duas esses tres ai sao todos sujos.odaci,fernando e julijo.bota pra feder eles nao sao santo.

  8. aurélio disse:

    Que vergonha para minha querida Petrolina. É CORRUPTO PARA TODOS OS LADOS.

    CPI JÁ, PARA TODAS AS FALCATRUAS MUNICIPAIS.

    SOCORRO MINISTÉRIO PÚBLICO, SOCORRO IMPRENSA

  9. AMANDA disse:

    Eu ví Edilsão e Ronaldo Cancão fiscalizando o TRAUMAS hoje.Esses dois são sérios.Estes trabalham.Parabéns aos dois!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários