CPI da Coelba será instalada na Assembleia Legislativa da Bahia

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2021 às 09:40

Foto: reprodução

O deputado estadual Tum (PSC) conseguiu mais do que a quantidade suficiente de assinaturas e pediu à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)  a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Coelba, empresa privada controlada pelo grupo espanhol Neoenergia/Iberdrola – responsável pelo fornecimento de energia no Estado. A comissão foi apoiada por outros 31 deputados, 10 a mais que o mínimo necessário. O colegiado será composto por oito membros titulares e 4 suplentes.

De acordo com matéria veiculada pelo Site BNews,  a autorização pelo presidente Adolfo Menezes (PSD)  para o funcionamento do colegiado deve ser publicada no Diário Oficial da AL-BA até esta sexta-feira (5). Na justificativa, o autor questiona a pouca transparência na composição dos preços cobrados aos baianos, além dos prazos e custos nas solicitações de ligação, exigindo, sobretudo dos grandes consumidores, valores milionários para viabilizar o fornecimento de energia.

De Juazeiro a Teixeira de Freitas, tem baiano sofrendo por problemas gerados ou não resolvidos pela Coelba. Tem empresas aguardando a expansão da rede elétrica para começar a operar, para gerar empregos e pagar impostos. Mas a Coelba não deixa e isso não é justo com a nossa Bahia. Por isso, precisamos chamar à responsabilidade aqueles que enxergam nossa gente como fonte de lucro, mas que dão como retorno um péssimo serviço“, afirmou Tum. A comissão, que funcionará por até 180 dias, vai investigar a falta de parâmetro e clareza na definição das taxas cobradas pela Coelba.

A CPI também deve questionar a falta de um plano de expansão da rede para atender novas localidades, incluindo ligações do programa Luz para Todos.

Tags: , , ,

CPI da Coelba será instalada na Assembleia Legislativa da Bahia

  1. Sobradinhesse disse:

    Parabenizamos a iniciativa do Deputado que estar afrente das cobranças de melhor serviço por parte da COELBA, sobretudo em defeza da população e irritantes, principalmente da Cidade de Sobradinho-BA! O desserviço da COELBA na cidade de Sobradinho-BA tem sido um descaso sem precedentes! Ha exemplo de uma solicitação de ligação tanto para irritante e para residência chega passar de dois meses! É preciso que algu seja feito urgente, não aguentamos maus! Parabéns Deputados! A população de Sobradinho-BA agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *