Coordenador da Fenagri 2011 enaltece parcerias de sucesso na realização do evento

por Carlos Britto // 02 de agosto de 2011 às 21:30

O coordenador da Fenagri 2011, secretário Carlos Neiva (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), fez um balanço do sucesso que alcançou o evento, realizado em Juazeiro entre os dias 27 e 30 de julho. Ele aproveitou para agradecer aos vários parceiros que ajudaram a consolidar o sucesso da feira este ano.  

Confiram:

A Fenagri 2011 e os Novos Tempos do Agronegócio

Mostrar as potencialidades agroindustriais do Vale do São Francisco com o foco nos Novos Tempos do Agronegócio, evidenciar as últimas novidades tecnológicas e a consolidação do potencial agrocomercial da região, as novas formas de comercialização, citricultura, agro e enoturismo e a valorização da agricultura familiar. Estes foram os temas principais da 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que foi realizada entre os dias 27 e 30/07 nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb em Juazeiro, sob a responsabilidade da prefeitura de Juazeiro-BA , do Governo da Bahia e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ.

A feira ajudou a consolidar o desenvolvimento regional pela promoção e troca de informações entre empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores. Certamente, a Fenagri 2011 pode ser avaliada como a maior vitrine do agronegócio do Vale do São Francisco, com repercussão imediata em todos os estados do Brasil e no mercado exterior. Nossa feira já é considerada a maior da fruticultura irrigada da América Latina e movimentou todo o trade turístico regional, ocupando os mais de 4.000 leitos da rede hoteleira. Durante os quatro dias da Fenagri 2011, recebemos um público de mais de 60 mil pessoas.

Na abertura oficial da Fenagri 2011, todos os espaços do Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro foram ocupados, contando inclusive com a presença do governador da Bahia, Jacques Wagner, dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, dos secretários de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, além de deputados e prefeitos dos estados da Bahia e de Pernambuco.

 A programação técnica da feira foi formada por 11 minicursos, palestra sobre a caprinocultura, Rodada de Negócios e os Seminários: Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco; Desenvolvimento Sustentável da Citricultura no Vale do São Francisco e o Seminário da Vitivinicultura e Enoturismo, ações que foram muito elogiadas, tanto pelo público participante como pelos profissionais que ministraram as atividades.

Vale salientar que os eventos contaram com um bom público, alguns tiveram inclusive que ampliar as vagas como foi o caso da palestra de caprinocultura e os minicursos, que começaram oferecendo 30 vagas passando posteriormente para até 150 participantes cada um. A Fenagri 2011, que teve uma área de 10 mil metros quadrados e contou com 170 expositores, também mereceu a aprovação dos visitantes pela beleza plástica e temática, bem ao gosto do slogan Novos Tempos do Agronegócio. A área da agricultura familiar foi uma das mais visitadas, com estandes bem organizados, mostrando os produtos dos agricultores familiares e nosso rico artesanato. Tivemos também apresentações culturais, uma a cada dia da feira, através de uma contribuição da Secretaria de Cultura de Juazeiro – Seiasc.

Nesta edição, além de incentivar os grandes negócios, a coordenação da feira promoveu duas ações que atenderam ao quesito responsabilidade social: o Forró da Fenagri, cuja parte da renda será revertida para uma entidade filantrópica local, e a vinda da empresa Maravilha Táxi Aéreo, que chamou a atenção durante a feira realizando voos panorâmicos em nossa cidade e nos perímetros irrigados, e que terá um percentual do valor arrecadado pela empresa também doado a uma entidade filantrópica. Outra interessante iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e a coordenação da Fenagri 2011 foi o Concurso Literário que teve como tema “Novos Tempos do Agronegócio” e contou com uma boa participação dos alunos de 5ª a 8ª séries da rede municipal de Juazeiro.

Mas o maior balanço que pode ser realizado sob a ótica do agronegócio, foram os negócios fechados à curto, médio e longo prazos, pois são eles que garantem a movimentação da economia regional durante o restante do ano. Só nos dois dias da Rodada de Negócios, evento organizado pelo Sebrae, foram feitos 180 agendamentos resultando num valor expressivo de negócios fechados e prospectados, o maior das últimas edições da feira.

Esses contratos abrem novas mercados consumidores, injetam capital na região e garantem o nosso crescimento. A Rodada contou com a participação de mais de 45 ofertantes de frutas e derivados (cooperativas, associações, produtores do Vale do São Francisco, Itaberaba-BA, Bom Jesus da Lapa-BA, Livramento-BA, Vale do Açu-RN e Ceará). Além de compradores da região Nordeste, de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e de paises como Holanda, Áustria, Alemanha e Costa Rica.

Vale destacar que os principais produtos comercializados foram os orgânicos, beneficiados (como geléias, doces e compotas) e os frutos in natura. Mas todo o empenho da prefeitura, do governo do Estado, da Aciaj, expositores e patrocinadores não teria a grande repercussão que teve se não fosse pelos espaços conquistados e ocupados nos meios de comunicação em todo o país. Nossa Assessoria de Imprensa, a Clas Comunicação & Marketing, que já respondeu pelas assessorias das Fenagris nos anos de 2010, 2006, 2005 e 2004, fez um balanço da cobertura jornalística e revelou que a 22ª edição da Fenagri registrou a maior participação da imprensa em volume de notícias publicadas na região e também em vários veículos de todo o país.

Além da imprensa regional, durante a Fenagri 2011, também foram lançadas, a 18ª edição do informativo da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Jornal da Fenagri e o Cordel de Juazeiro da Bahia, um guia poético e turístico da nossa cidade, que foi distribuído em um estande devidamente caracterizado com elementos da nossa cultura e da nossa história.

Todas essas ações foram agentes diretos do sucesso da Fenagri 2011 e por tudo isso, nós da coordenação agradecemos ao nosso Deus e a toda imprensa regional. Agradecemos ao prefeito Isaac Carvalho, que comandou todo processo e a todos secretários municipais que efetivamente contribuíram com o sucesso da feira, bem como a toda equipe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Turismo – Aplade. À Nelbe Assessoria, que também contribuiu com o sucesso da feira realizando uma comercialização competente e que surpreendeu com a venda antecipada de todos os espaços para expositores.

Agradecemos também ao imprescindível apoio dos parceiros: Embrapa Semiárido, Codevasf, Sebrae, Univasf, Uneb, If Sertão, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Desenbahia, dos Ministérios do Turismo, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Integração, do governo de Pernambuco e do governo Federal. Desejamos sucesso a nossa vizinha Petrolina que em 2012 estará à frente da nossa Fenagri, feira que apresenta a força, o trabalho e o diferencial de desenvolvimento sustentável dos nossos pequenos, médios e grandes produtores, mostrando ao Brasil e ao mundo como é belo e forte o nosso Semiárido.

Carlos José Neiva Almeida/Coordenador da Fenagri 2011 e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários