Coordenador da 8ª Ciretran rebate críticas de usuário e garante: “Minha política é humanizar”

7

GEDC0130Três semanas após assumir o comando da 8ª Ciretran/Detran-PE, em Petrolina, o novo coordenador do orgão, Wenderson Batista, já enfrenta as primeiras críticas com relação à prestação de serviços no local. Durante entrevista ao Blog, Wenderson rebateu algumas denúncias dos usuários e garantiu que está implementando políticas para humanizar o atendimento no órgão.

Os esclarecimentos são uma resposta às críticas do pastor e advogado, Ricardo Pires, que escreveu ao Blog para reforçar uma antiga queixa da população: as longas filas e a demora no atendimento. Ricardo relatou ter ido ao órgão na tentativa de receber um documento, mas afirmou ter encontrado grandes dificuldades para realizar o procedimento, aparentemente, simples.

Mas de acordo com Wenderson, as reclamações do usuário seriam sem fundamento, uma vez que, o serviço solicitado não é obrigatório e portanto não requer pressa. “Na verdade muitas pessoas vão até a Ciretran em busca de documentos que naturalmente serão enviados através dos correios. No caso de retirada de documento antes do prazo, o usuário não tem obrigação de fazê-lo, tanto que quem quer fazer isso tem que pagar uma taxa de R$ 36,04”, explica.

Com relação às filas no local, o coordenador admitiu a insuficiência de atendentes e lamentou a carência de pessoal para fazer atendimento ao público. “É notório que cem fichas diárias são insuficientes, mas é tudo que podemos fazer. Atualmente estou com apenas quatro atendentes para atender toda a demanda, mas isso, infelizmente é um problema conjuntural e estadual do serviço público”, lamentou.

Sucateamento

Não bastasse a carência de pessoal, a 8ª Ciretran ainda sofre com um velho conhecido dos cidadãos petrolinenses: o sucateamento de equipamentos. Segundo Wenderson, dos cinco computadores disponíveis para realizar exame teórico para habilitação, apenas dois estariam funcionando em bom estado.

Recentemente o Detran mandou buscar aqui alguns veículos para leilão e eu aproveitei e mandei vários CPUs, monitores e impressoras e cadeiras quebradas que ficavam aqui apenas ocupando espaço. A nossa proposta é: tudo o que não presta manda para o patrimônio no Recife. Só assim a gente vai conseguir, aos poucos, reestruturar o que precisamos”, finalizou.

Ainda segundo o coordenador, cada computador deveria realizar apenas dez atendimentos diários, mas devido à demanda, estão sendo realizados cerca de cinquenta atendimentos, mesmo nos equipamentos ineficientes.

7 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem que 3 semanas à frente da Ciretran é pouco tempo para mudar muita coisa, mas pelo menos o discurso conformista ele já poderia ter mudado. Quando se depara com um cidadão que quer fazer a coisa certa, o correto seria orientar e não desdenhar de sua boa vontade e paciência. O rapaz pagou o IPVA (provavelmente em cota única) e se dispôs a enfrentar esse péssimo atendimento para receber seu documento. Isso desonera o DETRAN de gastar com correios e adianta a vida de quem quer andar na linha. O que ele recebeu em troca? Taxinha de R$ 36,04 pra pagar, atendimento precário e críticas. Acabei de receber pelos Correios as guias de pagamento do IPVA que venceram em março, ou seja, o atendimento dos Correios está longe de ser eficiente. Quem garante que, com os documentos de 2014 não será assim?

  2. Observem que todos os gestores que passam pelo Detran relatam “insuficiência de atendentes” por que não chamam os concursados de 2010? o concurso vai vencer já este mês e nada!!! Noooosso querido governador mandando bem… beeeem mal!!!!

    • E assim que se trabalha? É com desdem que um servidor publico responde a uma demanda da sociedade? Temos que reclamar sim! o mal atendimento e o descaso no detran apenas esta refletido no discurso conformista do novo gestor! Boa sorte Pernambuco e seus contribuintes

  3. Eu não vejo dificuldade quando os despachantes cobram para “agilizar” vistoria de automóveis ou quando eles tem um servidor em um guichê apenas para atendê-los

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome