Petrolina será contemplada com núcleo de pesquisa sobre o câncer

0

NúcleoPetrolina ganhará nos próximos dias um Núcleo de Pesquisa em Oncologia. A iniciativa inédita é fruto de uma parceria entre o Centro de Oncologia Dr. Muccini (Ceonco), da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), e a Universidade de Pernambuco (UPE).

O núcleo será coordenado pela professora doutora da UPE, Lidiane Britto, que contará com o apoio de quatro estudantes do curso de Enfermagem. Inicialmente a equipe fará o levantamento de dados sobre a incidência e a sobrevida de leucemia linfoide crônica em crianças e adultos de ambos os sexos, com faixa etária de zero a 60 anos. O trabalho será feito com cerca de 20 pacientes do Ceonco.

Posteriormente, os estudos serão voltados aos cânceres de mama e próstata. Há cerca de quatro meses quatro projetos foram desenvolvidos sob a orientação da professora para a formação desse núcleo. De acordo com ela, a iniciativa beneficiará diretamente o tratamento dos pacientes com câncer.

“Em Petrolina ainda não há nenhum estudo epidemiológico, nenhum levantamento científico dessas patologias de oncologia. O núcleo de pesquisa se faz cada vez mais necessário porque sua atuação terá impacto tanto na saúde dos pacientes quanto no melhor direcionamento clínico-médico”, explicou. O Núcleo de Pesquisa em Oncologia funcionará nas quintas e sextas-feiras, em horário comercial, no próprio Ceonco. (Foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

20 − 10 =