Conuni da Univasf amplia regiões a serem beneficiadas com bonificação

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2022 às 13:00

Foto: Ascom Univasf/reprodução

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) decidiu ampliar as áreas da Bonificação de Inclusão Regional ao ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição. A Resolução Nº 10/2022, que institui a política afirmativa, foi aprovada na última semana em Reunião Extraordinária do Conuni, realizada de forma online e transmitida pelo canal da TV Caatinga no YouTube. A Bonificação de Inclusão Regional já estará em vigor no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.

A bonificação será adotada para todos os cursos de graduação ofertados nos sete campi da Univasf, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). O bônus de inclusão regional corresponde a um acréscimo de 10% à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das Regiões Geográficas previstas na Resolução Nº 10/2022.

A medida valeu pela primeira vez na Univasf no Sisu 2022, pela Decisão nº 110/2021 do Conuni. Assim como agora, o bônus foi utilizado para ingresso em todos os cursos de graduação presenciais. Mas a nova resolução ampliou as Regiões Geográficas cujos estudantes poderão ser beneficiados pela política afirmativa. Além daquelas nas quais a Univasf possui campus, foram incluídas as Regiões Geográficas Imediatas de Delmiro Gouveia (AL), Nossa Senhora da Glória (SE) e Serra Talhada (PE).

Os municípios que integram todas essas regiões estão disponíveis no anexo 1 da Resolução Nº 10/2022, que determina que esta relação deverá ser atualizada anualmente, em conformidade com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A normativa também determina a criação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Ação Afirmativa de Bonificação Regional, que deverá acompanhar sua implementação na Univasf. A Resolução Nº 10/2022 está disponível para download na página dos sistemas do Conuni e neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.