Foi aprovado na tarde de segunda-feira (07), em primeira discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um projeto de lei de autoria do deputado Sílvio Costa Filho (PTB) que garante aos deficientes visuais de todo o Estado o direito de receber suas contas de água, energia e telefone em Braille.
O projeto tem como principal objetivo assegurar às pessoas com deficiência visual o direito de receber os boletos de pagamentos de suas contas confeccionados em linguagem a que eles tenham acesso.
Para tanto, a pessoa com deficiência deverá efetuar a solicitação junto aos prestadores de serviço de fornecimento de água, telefonia e energia elétrica, onde será feito o cadastramento.
O Censo do ano 2000 informa que vivem em Pernambuco quase 350 mil pessoas com deficiência visual, sendo que 140 mil delas apenas na capital.
Desde janeiro de 2005, a Celpe já disponibiliza a confecção em braille das contas de energia para os pernambucanos com deficiência visual. “ A iniciativa da Celpe é de grande sensibilidade e responsabilidade social, porém com a aprovação deste projeto o oferecimento da conta em braille passa a ser lei, um dever das prestadoras de serviço e um direito do consumidor”, disse Sílvio Costa Filho.
Pelo projeto, a fiscalização do cumprimento das obrigações instituídas pela lei ficará sob responsabilidade dos órgãos incumbidos do exercício do controle externo.



Das quase 350 mil pessoas com deficiência visual, quantas sabem ler braille ?