Consultas remotas pediátricas já estão disponíveis na rede de saúde de PE

por Carlos Britto // 24 de abril de 2024 às 18:30

Foto: Ilustrativa da internet

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou uma nova estratégia para melhorar o atendimento pediátrico na rede pública estadual de saúde. Trata-se do serviço de teleinterconsultas pediátricas, que começou a ser disponibilizado no último dia 15. O serviço é realizado de forma remota e tem como objetivo discutir casos complexos entre profissionais da saúde. Durante o atendimento, os casos são analisados e definidos como serão abordados na prática.

A SES-PE destaca que essa estratégia serve como um guia para as equipes no manejo clínico de pacientes em situações de emergência ou internação. O objetivo é orientar sobre as condições dos pacientes, otimizar o atendimento e prevenir o agravamento dos casos.

As teleinterconsultas ocorrem entre grupos de profissionais de todo o Estado e fazem parte do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância, lançado este ano pela SES-PE. Os médicos pediatras da rede estadual de saúde estão aptos a discutir casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças, comuns nesta época do ano. O serviço de Teleinterconsulta disponibiliza pediatras 24 horas por dia, que atendem profissionais que estão na linha de frente da assistência, orientando e encaminhando cuidados propícios, e vai de março até agosto.

A secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, explicou que desde o lançamento do Plano, o sistema de saúde tem se preparado diariamente para atender à população. Além de abrir novos leitos, há uma série de ações em curso, como a capacitação de profissionais, a organização de unidades sentinelas na atenção primária e a vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários