Conclave para escolher novo papa terá início na próxima terça-feira

1

odilo_majella/foto: Dylan Martinez/ReutersO conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira (12), anunciou o Vaticano nesta sexta (8). A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo com a definição, está mantida uma nova congregação a ser realizada no sábado.

Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais com direito a voto, as congregações têm participação de todos os cardeais que estão no Vaticano.

Na manhã de terça deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta (8) , o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu mais detalhes sobre como será conclave.

Os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

Sigilo

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões.

Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina. local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.

Na entrevista coletiva foram mostradas imagens da Casa Santa Marta, onde os cardeais ficarão hospedados durante o conclave. Os quartos ainda precisam ser sorteados, explicou Lombardi. “Não há diferença entre os quartos, é apenas uma questão de organização para manter a igualdade entre todos e não haver privilégios entre os cardeais“, disse. (Fonte: G1)

1 COMENTÁRIO

  1. EU SOU PUXA SACO ASSUMIDO DE DR. JULIO LÓSSIO. QUEM NÃO GOSTAR QUE SEJA TAMBÉM. MAS EU ACHO QUE DR. JULIO DEVE CONCORRER ESSA ELEIÇÃO DE PAPA, POIS ELE TEM COMPETENCIA PRA MANDAR NOS DESTINOS DA SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA. ORA, ELE DESEJA MANDAR EM TUDO…., ENTÃO VAI SER PAPA TAMBEM QUE EU APOIO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome