Uma moradora do Bairro José e Maria, zona norte de Petrolina, reclama de falta de vacina pentavalente na AME da comunidade. Embora diga entender o momento complicado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ela se mostra apreensiva, uma vez que a imunização é essencial para bebês e crianças.
“Tenho um filho de 3 meses. Quando ele completou dois meses, em maio, levei-o à AME aqui do bairro, pra tomar as Vacinas, mas ficou faltando a vacina pentavalente, que é muito importante pra ele. Procuro a unidade e eles Informam que não tem, e também nenhuma previsão de quando essa vacina vai chegar”, contou ela ao Blog, acrescentando já ter procurado outros postos de saúde em Petrolina. “Agora em julho ele vai fazer quatro meses e vai precisar tomar a segunda dose, mas nem a primeira tomou ainda. Pra aplicar por particular, a Dose da vacina custa R$ 340,00. Não tenho como pagar”, desabafa.
Por meio de nota da assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ter recebido no último dia 15/06 o lote de vacinas da rotina, previsto para o mês de junho, e todos os postos de saúde da cidade foram abastecidos com a vacina pentavalente – incluindo a unidade do José e Maria, que continua abastecida. “Vale ressaltar que, por conta da pandemia da Covid-19, a vacinação de crianças está acontecendo no turno vespertino, das 7h30 às 12h45, para evitar contato dos pequenos com pessoas adultas”, frisou a pasta.
Em plena pandemia não pode faltar vacina, afinal existem estudos sobre algumas vacinas que teriam o poder de enfraquecer a infecção por coronavirus que é o caso da BCG, a tríplice viral e pólio, não é garantia de nada, mas o melhor é estarmos com a vacina em dia.