Moradores do Jardim Petrópolis, Zona Oeste de Petrolina, denunciam a falta de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) em parte da comunidade – situação que, segundo uma moradora, tem provocado desinformação e dificultado ao acesso a serviços básicos oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
Em contato feito com a unidade, foi constatado que a UBS está realizando um mutirão de exames e atendimentos. De acordo com a coordenação, a ação tem ajudado a diminuir a demanda acumulada e o atendimento está acontecendo normalmente, com coleta de exames em dias específicos da semana. Mesmo com o esforço da equipe da unidade, moradores reforçam que a falta de ACSs segue como um problema central no Jardim Petrópolis, prejudicando o acesso à informação e ao acompanhamento contínuo das famílias da área descoberta.
“Aqui a gente está em área descoberta. Das ruas 25 até a 29 não tem agente de saúde. A gente acaba perdendo muita coisa do posto”, afirmou.
Segundo ela, a ausência desses profissionais também interfere em demandas importantes, como exames e programas sociais. “No meu caso, fiquei quase dois anos com exames aqui e, quando fui procurar, não existiam mais. Vou ter que pedir tudo de novo. A mesma coisa acontece com a pesagem do Bolsa Família. A gente fica sem saber o dia porque não tem agente para avisar”, completou. Diante da situação, a Redação encaminhou a demanda para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aguarda um posicionamento sobre a situação.


