Como já era esperado, cheia do Rio São Francisco encobre ilhas de Petrolina e Juazeiro após vazão liberada pela Chesf

27
Foto: WahtsApp/reprodução

Como era esperado após o anúncio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) anunciar nesta semana que aumentaria a defluência (água a ser liberada) da Barragem de Sobradinho, os efeitos da medida já são sentidos na região.

Balneários como a Ilha do Rodeadouro (foto) e a Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), foram praticamente cobertos pelas águas do Velho Chico. Nas Pedrinhas, em Petrolina, a cheia do rio chega muito próximo dos restaurantes. Já a Ilha do Maroto, também muito procurada sobtretudo por quem tem veículos náuticos, está quase desaparecendo.

Segundo informou a Agência Nacional das Águas (ANA), por meio de videoconferência, as expectativas são de que no mês de maio Sobradinho atinja 100% do seu volume útil.

27 COMENTÁRIOS

    • Sou nordestino e a primeira vez que vi o rio São Francisco fique encantado com tanta beleza somente uma ponte unido dois estados , já tive a orar de trabalhar perto do rio na barragem de Sobradinho com e bom viver o nosso rio renascer dinovo , eu particularmente ouvir muitas pessoas falar que o rio nunca mais iria volta como era então fica pensando naquelas falar, mas só que não quando Deus que e assim olhar aí rio São Francisco cheio dinovo graça Deus e viva a Deus e o rio Francisco e viva o nordeste aonde todo começou q

  1. Não moro no Nordeste mas tenho sangue nordestino,sou paraense e me da muita alegria ver o velho Chico cheio, pois sem muita água o povo nordestino faz fartura com água a vontade então é só properidade

  2. Seria interessante se a administração da CHESF deixasse para liberar água após a capacidade máxima da barragem. Bem como seria bonito ver todos os vertedouros de Sobradinho aberto coisas que a décadas não acontece.

  3. Essas cheias são cíclicas, logo, previsíveis, se não fosse a Barragem de Sobradinho que regula a vazão do rio a jusante, provavelmente em Juazeiro a água já estaria passando da altura do Cais, e em Petrolina a água estaria a uns 365,5 metros no Cais cuja cota superior é de 367,3 metros, ou por outra, os Restaurante da Orla I, estariam todos inundados, pois a cota alí é de 363,5 metros acima do nível do mar. Então a CHESF vai ter água para gerar energia por bastante tempo, Graças a Deus, mas isso não quer dizer que a Transposição do São Francisco foi uma obra acertada, totalmente sem planejamento, a toque de caixa e a reboque de IBAMA, STF, TCU e várias Associações de Classe. Obra do Governo PT, logo cheia de mazelas. Vai deixar de funcionar, será abandonada tão logo o Governo Federal deixe de pagar a conta de energia elétrica, isto é, quando a conta passar a ser pagas pelos usuários, pois o Governo Federal não pode pagar a conta eternamente, e mais, a operação e manutenção do sistema, tudo isso é custo.

    • NÃO obra do tal PT e sim obra para o desenvolvimento do Nordeste. Compete aos órgãos de fiscalização tomar as providências. Hoje tudo que acontece é OBRA do tal PT. PT é pessoa jurídica e tem que olhar para essas “mazelas”, pois ela vem acontecendo desde o Descobrimento do Brasil e para mais preciso dos governos de Sarney, Collor, Itamar e FHC.

  4. O Rio São Francisco é uma maravilha para o Nordeste, muito particularmente para Juazeiro e Petrolina. Contudo, é necessário que saibamos protege-lo, não poluindo duas águas nem destruindo a vegetação nativa.

  5. Sou nordestino e a primeira vez que vi o rio São Francisco fique encantado com tanta beleza somente uma ponte unido dois estados , já tive a orar de trabalhar perto do rio na barragem de Sobradinho com e bom viver o nosso rio renascer dinovo , eu particularmente ouvir muitas pessoas falar que o rio nunca mais iria volta como era então fica pensando naquelas falar, mas só que não quando Deus que e assim olhar aí rio São Francisco cheio dinovo graça Deus e viva a Deus e o rio Francisco e viva o nordeste aonde todo começou

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome