Comitê da Bacia do São Francisco lança edital para projetos de saneamento rural

por Carlos Britto // 07 de setembro de 2022 às 14:17

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Localidades rurais de municípios pertencentes à bacia hidrográfica do Rio São Francisco têm até 25 de setembro para apresentar manifestação de interesse em serem contemplados com a implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário, ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), atendendo ao Eixo II – Qualidade da Água e Saneamento, Meta II.6, do Plano de Recursos Hídricos da bacia (PRH-SF 2016-2025).

Os sistemas individuais de esgotamento sanitário serão viabilizados, exclusivamente, por meio de contratações realizadas pela Agência Peixe Vivo, na qualidade de entidade delegatária do CBHSF e gestora dos recursos financeiros provenientes da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Inicialmente serão contratados os estudos e projetos. Posteriormente, por meio de nova(s) licitação(ões), será contratada a execução dos sistemas individuais projetados.

Somente poderão concorrer municípios pertencentes à bacia hidrográfica do rio São Francisco e que possuam Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) finalizado e aprovado na respectiva Câmara Municipal. O Plano Municipal de Saneamento Básico deve ter sido elaborado em conformidade com a Lei Federal 11.445/2007, atualizada pela Lei 14.026/2020.

Entre as soluções individuais a serem propostas, serão priorizados os Tanques de Evapotranspiração (TEvap’s), sempre que os projetos apontarem a viabilidade técnica e financeira para a sua execução, nas localidades selecionadas.

Para cada região fisiográfica da bacia do Velho Chico serão selecionadas três localidades distintas para serem contemplados com a implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário, conforme critérios de hierarquização técnica. No total serão beneficiadas 12 localidades, pertencentes a 12 municípios distintos da bacia, sendo três localidades do Alto São Francisco; três do Médio São Francisco; três do Submédio São Francisco; e 3 do Baixo São Francisco. As demais localidades classificadas irão compor uma carteira para contemplações futuras, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CBHSF, no horizonte de planejamento do Plano de Aplicação Plurianual (PAP 2021-2025).

Prioridade

Ressalta-se que um terço das vagas será priorizado para o atendimento de comunidades tradicionais. Desta forma, será beneficiada pelo menos uma comunidade tradicional em cada região fisiográfica, totalizando pelo menos quatro comunidades tradicionais a serem contempladas na bacia hidrográfica do São Francisco. A manifestação de interesse deverá ser encaminhada por ofício, conforme orientações do edital para o e-mail saneamentorural@cbhsaofrancisco.org.br. A documentação necessária está no edital, que pode ser acessado pelo link.

Comitê da Bacia do São Francisco lança edital para projetos de saneamento rural

  1. Passagem do Joaseiro disse:

    Pergunto o porque da não inclusão de todos os municípios da Bahia ou Pernambuco ou dos demais estados da bacia? Por que limitou-se aos que fazem parte do Vale do São Francisco? Aí questiono, se esses não podem participar do edital, por que então Maceió, que faz parte de uma outra Bacia Hidrográfica, a do Rio Mundau, é a sede do Comitê do Rio São Francisco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.