Comitê Científico alerta que Nordeste pode ter segunda onda do novo coronavírus

3
Foto: Ascom PMD/divulgação

A segunda onda da pandemia de Covid-19, que já preocupa Europa e Estados Unidos, pode atingir o Nordeste nos próximos meses. É o que alerta o Comitê Científico do Consórcio Nordeste. A entidade reforça que o risco é causado pelo relaxamento nos cuidados, campanhas eleitorais e vinda de turistas europeus para o verão nas praias nordestinas.

“Há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sars-CoV-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem”, alerta Miguel Nicolelis, neurocientista e um dos coordenadores do comitê. Para frear a possibilidade, o comitê alerta que sejam implantados em todos os aeroportos da região estandes sanitários com equipes de saúde munidas de folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior. 

O comitê ressalta que turistas vindos de regiões com aumento de casos da Covid-19 e que não apresentarem atestados que comprovem a ausência de infecção devem ser colocados em quarentena de 14 dias. “Já passamos por essa situação de ver os acontecimentos primeiro na Europa e depois se reproduzindo aqui. Temos uma oportunidade, desta vez, de não deixar isso se repetir”, reforça Nicolelis. 

Pico da pandemia

O boletim nº 12 do Comitê Científico mostra que a pandemia de Covid-19 já atingiu o seu pico em todos os estados da região Nordeste. A entidade usou modelos de previsão matemática para chegar à conclusão. 

“Isso fez com que, em vários locais, as medidas de isolamento social fossem diminuídas além do necessário, resultando em alta probabilidade de uma possível segunda onda”, constata o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e também coordenador do Comitê Científico do Nordeste. 

O coordenador ainda frisa a “premência de se adotarem as medidas sugeridas pelo Comitê porque uma nova onda de Covid-19, obviamente, poderá trazer sérias consequências econômicas, sanitárias e sociais, complicando ainda mais o cenário delicado que já vimos enfrentando neste ano”. (Fonte: Folha de Pernambuco)

3 COMENTÁRIOS

  1. Que teatro maluco. Para quem acha que o ruim não pode piorar…. E depois vão querer botar a conta para quem pagar? Só Deus na causa, pois se dependermos dos comunas disfarçados estamos perdidos.

  2. Não temos dúvida de que isso poderia acontecer, se na Europa onde há líderes que não brincam com a vida das pessoas esta havendo uma segunda onda de contagio imagina no Brasil (Nordeste ) onde estamos como um barco a deriva.

  3. Quem não sabe disso? Agora pode misturar todo mundo e se contaminar, em dezembro ainda vão fazer vista grossa pros comerciantes se safarem, promessa de campanha, mas em janeiro fecha tudo e aí não vai ter mais auxilio. As eleições terão passado. Quem viver, verá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome