Comitê Brasileiro de Clubes eleva APA à condição de filiada à entidade

0
Foto: divulgação

Após a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) solicitar análise técnica operativa ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) pleiteando mudança de categoria, o CBC emitiu parecer técnico aprovando a ascensão da entidade esportiva à categoria de vinculado para clube filiado. Vale destacar que apenas clubes com elevado profissionalismo administrativo e comprovada capacidade técnica de formação podem torna-se filiado ao CBC.

A APA Petrolina possui à sua disposição corpo técnico, instalações, equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento esportivo, portanto, o que leva à conclusão de que é detentora de capacidade técnica para a formação de atletas, vindo ao encontro do objetivo do Programa de Formação de Atletas do CBC. Em face de todo o exposto, pelo qual se comprova o cumprimento de todos os requisitos previstos no Regulamento de Integração, conclui-se que a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) demonstra, neste momento, possuir capacidade técnica e operacional para atuação no contexto do Programa de Formação de Atletas do CBC, razão pela qual sugere-se que seja ascendida à categoria de filiada primária ao CBC”, ressaltou o comitê.

Para o presidente da APA, Domingos Rodrigues, “essa mudança de categoria representa uma importante conquista para APA e para os atletas de nossa região das mais diversas modalidades esportivas. Além do mais, com essa filiação, o clube poderá ampliar sua atuação atendendo e beneficiando outras modalidades esportivas, como também estruturar seu patrimônio pleiteando material e equipamentos esportivos para melhorar a formação de nossos atletas da base ao alto rendimento“.

O Comitê integra o sistema nacional do desporto e representa o seguimento de clubes, atuando principalmente no fomento e na formação de atletas no Brasil.

Foto: divulgação

História

Fundada em 2003, a APA começou com o simples objetivo de organizar um grupo de corredores da cidade de Petrolina. Aos poucos, a instituição foi crescendo, atraindo outros participantes e ultrapassando as fronteiras do Sertão de Pernambuco. Pela instituição, já passaram mais de 1,5 mil pessoas, entre atletas e paratletas.

No ano de 2016 a APA foi instituída como entidade de utilidade pública municipal pelos relevantes serviços prestados a comunidade local e, no ano de 2019, foi premiada com a medalha de honra ao mérito desportivo pela Câmara de Vereadores, reconhecendo a importância da entidade para o esporte de Petrolina e de todo o Vale do São Francisco.

Em 2020, a APA recebeu da Secretaria Nacional Especial do Esporte a certificação das exigências formais contidas nos artigos 18 e 18A da Lei 9.615/1998, conhecida como ‘Lei Pelé’. O documento atesta que a instituição cumpre todos critérios de autonomia e viabilidade financeira, gestão democrática, transparência econômica e fiscal e boa governança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

19 − 13 =