Comissão especial da Alepe iniciará visitas a barragens pernambucanas

por Carlos Britto // 02 de abril de 2019 às 14:33

Foto: Ivaldo Reges/divulgação

A Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens em Pernambuco anunciou, nesta segunda (1º), a agenda de visitas a alguns dos principais reservatórios do Estado. Os parlamentares vão conhecer de perto a estrutura desses equipamentos e verificar se existe algum tipo de risco para a população.

No próximo dia 8 de abril, os integrantes do colegiado inspecionarão a Barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste Setentrional. No mesmo dia, eles visitarão a Barragem de Lagoa do Carro, no município de mesmo nome, na Mata Norte. No dia 15, os deputados estarão em Palmares (Mata Sul) para verificar as condições da Barragem de Serro Azul.

Ao fim dos trabalhos da Comissão, iremos propor uma lei estadual para tratar da questão desses reservatórios. Assim, conseguiremos resolver, pelo menos, a situação daqueles que não são de responsabilidade federal. O que estiver ao nosso alcance vamos fazer”, frisou o deputado Antônio Moraes (PP), que preside o grupo.

Ainda durante a reunião, os parlamentares receberam o deputado estadual Walter Cavalcante (MDB-CE). Ele sugeriu a articulação de forças políticas do Nordeste com o objetivo de garantir verbas para a manutenção e aparelhamento do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). As informações são da Alepe.

Comissão especial da Alepe iniciará visitas a barragens pernambucanas

  1. OTAVIO disse:

    A CODEVASF tem muitas barragens construídas e que precisam de uma manutenção periódica. Em Petrolina citaríamos Plínio Amorim, Almas, Baixa Alegre. Em Bodocó tem Camará, Em Belém do São Francisco tem Volta do Riacho, Em Parnamirim tem Cachimbo, Riacho dos Cavalos, Em Dormentes tem Lagoas. Em Santa Maria da Boa Vista tem Contente em Jutaí. Essas barragens foram construídas a mais de 20(vinte anos) e até o momento não foi feito manutenção em nenhuma, como recuperação de sangradouros, retiradas de árvores dos parâmetros de montante e jusante, bem como a correção de erosões. Essas barragens de terra, podem apresentarem rachaduras devidos os períodos de estiagem, e que devem ser corrigidas antes do enchimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários