Comissão de Meio Ambiente da ALBA conhece projeto do Canal do Sertão baiano

por Carlos Britto // 15 de março de 2025 às 10:22

Foto: 6ª SR Codevasf/divulgação

Deputados membros da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e representantes de outros órgãos estiveram na última quinta-feira (13) na sede da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Juazeiro, para conhecer o projeto do Canal do Sertão baiano. Na oportunidade o superintendente Miled Cussa fez a abertura do evento, tecendo considerações sobre a importância e a magnitude do Projeto. Ele reiterou que se trata de obra para abastecimento humano e dessedentação animal, e não especificamente irrigação, sobretudo assegurando o atendimento às comunidades da localidade Salitrinho, ainda na zona rural do município.

O superintendente de Infraestrutura Hídrica da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) do Governo da Bahia, Lucas Borges, ressaltou a importância do projeto para o e informou das tratativas que estão ocorrendo para a criação de um Grupo de Trabalho com vistas ao acompanhamento das ações relacionadas ao Projeto.

Para o deputado Crisóstomo Lima (Zó), integrante da Comissão, o projeto é extremamente importante, principalmente por atender cerca de 10% da população do Estado e mais de 10% dos municípios baianos. Segundo Zó, “é preciso reconhecer a importância social do projeto, não só pra Juazeiro, mas principalmente para os municípios menos atendidos”.

O deputado ainda sugeriu que seja feita a apresentação do projeto na ALBA. Integrantes dos Comitês das Bacias dos Rios Salitre e São Francisco também participaram da apresentação, enaltecendo o projeto, e destacaram a necessidade da atenção à gestão das águas de um rio federal em reservatórios estaduais, mas enfatizando a especial relevância de “termos águas baianas para o povo da Bahia”.

A comitiva ainda foi a campo, visitando uma Estação de Bombeamento do Projeto Salitre e o RC 500 (reservatório de compensação), ponto de partida do CSB, além de observar a produção de frutas nos lotes de pequenos produtores.

A obra

Maior obra de infraestrutura hídrica na Bahia, o Canal do Sertão baiano nascerá na área do Projeto Salitre, em Juazeiro, e atravessará o território de diversos municípios da região Centro Norte do Estado, em mais de 300 km de canal, chegando até a Barragem de São José do Jacuípe (no município de mesmo nome). São esperados R$ 6,9 bilhões em investimentos para atender mais de 1,4 milhão de baianos em 47 municípios. O primeiro trecho de 10,6 km já foi licitado, contratado e dada a ordem de serviço pelo Presidente da República, cujas obras poderão iniciar ainda no primeiro semestre de 2025.

Comissão de Meio Ambiente da ALBA conhece projeto do Canal do Sertão baiano

  1. Marcos Macedo disse:

    Um sonho que se tornando realidade tende a elevar nosso num outro mundo, o mundo das aguas que fazem a terra germinar uma vida melhor. Pra quem acredita em migres taí um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários