Deputados membros da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e representantes de outros órgãos estiveram na última quinta-feira (13) na sede da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Juazeiro, para conhecer o projeto do Canal do Sertão baiano. Na oportunidade o superintendente Miled Cussa fez a abertura do evento, tecendo considerações sobre a importância e a magnitude do Projeto. Ele reiterou que se trata de obra para abastecimento humano e dessedentação animal, e não especificamente irrigação, sobretudo assegurando o atendimento às comunidades da localidade Salitrinho, ainda na zona rural do município.
O superintendente de Infraestrutura Hídrica da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) do Governo da Bahia, Lucas Borges, ressaltou a importância do projeto para o e informou das tratativas que estão ocorrendo para a criação de um Grupo de Trabalho com vistas ao acompanhamento das ações relacionadas ao Projeto.
Para o deputado Crisóstomo Lima (Zó), integrante da Comissão, o projeto é extremamente importante, principalmente por atender cerca de 10% da população do Estado e mais de 10% dos municípios baianos. Segundo Zó, “é preciso reconhecer a importância social do projeto, não só pra Juazeiro, mas principalmente para os municípios menos atendidos”.
O deputado ainda sugeriu que seja feita a apresentação do projeto na ALBA. Integrantes dos Comitês das Bacias dos Rios Salitre e São Francisco também participaram da apresentação, enaltecendo o projeto, e destacaram a necessidade da atenção à gestão das águas de um rio federal em reservatórios estaduais, mas enfatizando a especial relevância de “termos águas baianas para o povo da Bahia”.
A comitiva ainda foi a campo, visitando uma Estação de Bombeamento do Projeto Salitre e o RC 500 (reservatório de compensação), ponto de partida do CSB, além de observar a produção de frutas nos lotes de pequenos produtores.
A obra
Maior obra de infraestrutura hídrica na Bahia, o Canal do Sertão baiano nascerá na área do Projeto Salitre, em Juazeiro, e atravessará o território de diversos municípios da região Centro Norte do Estado, em mais de 300 km de canal, chegando até a Barragem de São José do Jacuípe (no município de mesmo nome). São esperados R$ 6,9 bilhões em investimentos para atender mais de 1,4 milhão de baianos em 47 municípios. O primeiro trecho de 10,6 km já foi licitado, contratado e dada a ordem de serviço pelo Presidente da República, cujas obras poderão iniciar ainda no primeiro semestre de 2025.
Um sonho que se tornando realidade tende a elevar nosso num outro mundo, o mundo das aguas que fazem a terra germinar uma vida melhor. Pra quem acredita em migres taí um.