Comerciante que ‘privatizar’ calçadas durante Black Friday em Petrolina será notificado, alerta prefeitura

2

Marcada para amanhã (27), a Black Friday – promoção mundial de preços aos consumidores – está criando boas expectativas aos comerciantes de Petrolina. Mas regras de postura precisam ser observadas. Para organizar as filas obedecendo as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), uma loja localizada na Avenida Guararapes, Centro da cidade, ocupou toda a calçada com grades. Por causa disso o estabelecimento acabou notificado pela equipe de fiscalização, que alerta para a proibição da obstrução do passeio público.

De acordo com o Código de Posturas do município, é proibido impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres. “Quando uma calçada é obstruída, as pessoas precisam andar pelas ruas e disputar espaço com veículos, o que aumenta a possibilidade de ocorrer acidentes e coloca em risco a vida das pessoas“, argumenta Giovanni Costa, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação  (SEDURBH).

A recomendação é que as filas sejam formadas ocupando apenas uma parte das calçadas, deixando livre o espaço para o trânsito de pedestres. Também é necessário obedecer o distanciamento de 1,5m recomendado pelo Ministério da Saúde para prevenção do novo coronavírus.

Intensificação

O titular da SEDURBH destaca ainda que a fiscalização será intensificada durante o dia de promoções. “Sabemos que nossos comerciantes já estão adaptados ao ‘novo normal’, mas é válido reforçar que, apesar da etapa 11 permitir maior flexibilização, ainda exige o uso de máscara, fornecimento de álcool 70, reforço na higienização das superfícies, entre outros cuidados”, finaliza.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome