Começa parceria para tornar Senhor do Bonfim um dos maiores produtores de leite da Bahia

0

Nas décadas de 70 e 80, o município de Senhor do Bonfim (norte da Bahia) era um dos maiores produtores de leite do Estado. Mas fortes estiagens e a falta de investimentos no setor diminuíram a produção de leite.

Uma parceria entre prefeitura, governo estadual, Instituto Federal e a Cescage Genética prometem, no entanto, mudar essa história. O primeiro passo foi dado na última terça-feira (23), com a chegada de embriões de alta qualidade genética vindos de Ponta Grossa (PR). Os embriões chegaram em recipientes com nitrogênio líquido e foram usados inicialmente em animais pré-selecionados nas Fazenda Lagoa da Pedra e Várzea Cumprida, na região de Quicé.

Em média, o processo de transferência de embriões leva 15 minutos. Os embriões são fertilizados em laboratório e sete dias depois transferidos para vaca receptora (barriga de aluguel). “A partir de 23 dias é feito o diagnóstico de prenhez e a gestação leva entre 280 e 290 dias”, disse o médico veterinário da Cescage Genética, Leonardo Proença.

A raça escolhida para o melhoramento genético foi a Girolando, adaptada melhor ao clima semiárido. O criador Aécio Cardoso teve 16 vacas que receberam embriões de genética avançada. “Vamos sair de uma produção de 18 litros de leite por vaca para alcançar uma média de 40 litros por dia. Acredito que é um salto para primeiro mundo ”, disse entusiasmado Aécio.

Otimismo

O diretor-geral do Instituto Federal Baiano (IFBA)/Campus Senhor do Bonfim e um grupo de alunos de licenciatura em Ciências Agrárias acompanharam o processo de transferência de embriões. “A gente tem como propósito desenvolver todo processo de estudo, mapeamento e seleção de raças adequadas. Essa parceria vai trazer para área de pesquisa, extensão e ensino uma potencialidade para o território”, comentou o diretor-geral do IF, Alaécio Santos Ribeiro.Estamos muito felizes de estar sendo parceiros da Cescage. Estamos convictos que essa parceria com governo do Estado e IF Baiano fará de Senhor do Bonfim referência em melhoramento genético no Brasil”, disse o prefeito Carlos Brasileiro. As informações são da assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome