Combate ao Aedes é intensificado em Juazeiro e prefeitura faz alerta

por Carlos Britto // 01 de novembro de 2022 às 20:00

Foto: PMJ

Durante o mês de novembro a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) irá intensificar suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é continuar o trabalho de conscientização da população sobre os perigos do inseto e sobre a importância de combater os criadouros, principalmente com o aumento da precipitação de chuvas na região. Vale lembrar que no último dia 20 de outubro o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional com o tema ‘Todo dia é dia de combater o mosquito’.

O Núcleo de Combate às Endemias é o responsável pelos trabalhos de controle e prevenção dessas arboviroses. Com uma equipe de cerca de 80 servidores, são realizados trabalhos de campo nas zonas urbana e rural de Juazeiro. “Realizamos visitas domiciliares periódicas no intuito de eliminar os focos existentes, seja dentro ou nos arredores do imóvel. Além disso, o Núcleo também faz um trabalho quinzenal de visitas a oficinas mecânicas, sucatões, cemitérios, entre outros, e, caso haja necessidade, realiza o bloqueio perifocal – borrifação de produto em locais com altos índices de foco e infestação do mosquito”, explicou o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves da Silva.

Combate ao mosquito

A pasta reforça as dicas de prevenção ao mosquito transmissor:

-Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
-Deixar as lixeiras bem tampadas.
-Colocar areia nos pratos de plantas.
-Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
-Limpar as calhas.
-Cobrir piscinas.
-Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
-Limpar a bandeja externa da geladeira.
-Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
-Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
-Cobrir bem a cisterna.
-Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Dengue Zap
 
Além do trabalho porta-a-porta, a gestão municipal disponibilizou o ‘Dengue Zap’ (74 9 8827-9832), um número exclusivo para recebimento de demandas relacionadas às arboviroses em Juazeiro. Nele é possível indicar a existência de terrenos baldios, casas fechadas e quaisquer outras situações que possam servir de criadouros para o mosquito.

Combate ao Aedes é intensificado em Juazeiro e prefeitura faz alerta

  1. Faça concurso pra agente de endemias porque já tem 10 anos que não tem concurso pra agente de endemias e de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.