Com poema de Nilo Coelho, desfile pelos 127 anos de Petrolina promete surpresas

por Carlos Britto // 20 de setembro de 2022 às 18:13

Foto: reprodução

Após dois anos, a Avenida Guararapes – uma das principais do Centro de Petrolina – voltará a ser palco do tradicional desfile alegórico em homenagem ao aniversário do município, que está completando 127 anos de emancipação política nesta quarta-feira (21). A história da ‘Terra dos Impossíveis’ será contada através do inesquecível poema de um dos seus filhos mais ilustres: o eterno senador Nilo Coelho.

A ‘Lição do Remeiro’ é uma ode às raízes sertanejas daquele que nunca escondeu o orgulho e o amor por sua terra-natal, mesmo depois de ter se tornado governador de Pernambuco e presidente do Congresso Nacional.

O desfile terá início às 18h, na Avenida Guararapes, e vai contar com a participação de mais de 50 escolas, instituições e entidades da sociedade civil. Cada setor apresentará ao público uma temática que será ilustrada com ajuda de fantasias e acessórios. Através das alas, carros alegóricos e das bandas marciais, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre os grandes avanços que Petrolina teve. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) promete muitas surpresas para a população.

Todo o desfile será inspirado no poema de Nilo Coelho, um cidadão petrolinense que pensou, enxergou e vislumbrou em Petrolina o oásis que ela é atualmente. Vamos mostrar desde a importância do sagrado Rio São Francisco, que é o grande personagem e protagonista pelo município, até ser o que é hoje. Iremos levar pra avenida o remeiro em suas diversas versões, o remeiro lúdico, o sangrento e étnico. Vamos mostrar também os folguedos das festividades tradicionais, os penitentes da Ilha do Massangano, o forró, Samba de Véio. A correnteza vai nos levar até o futuro, destacando o que Petrolina se tornou, essa pujança de modernidade. Será uma linda declaração de amor à nossa cidade“, destacou o secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.