Com mudanças, UPAE/Imip em Petrolina volta à rotina a partir de 1º de novembro

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2021 às 09:31

UPAE de Petrolina. (Foto: Divulgação)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/Imip) irá retomar as consultas ambulatoriais, exames e cirurgias na próxima segunda-feira (1º de novembro). Toda a população da 8ª Regional de Saúde – que inclui os municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista – será beneficiada.

A volta da Atenção Especializada do serviço, dentro do perfil original da unidade, com procedimentos eletivos, faz parte do processo de retomada que vem sendo executado ao longo dos últimos meses pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com o intuito de  atender as mais diversas patologias e demandas da população.

A coordenação da UPAE destaca que, neste primeiro momento, serão atendidos apenas os pacientes que já estavam agendados pela Unidade e centrais de marcação dos municípios. Estes pacientes já estão sendo, inclusive, contactados por telefone. “Não faremos novas marcações agora na UPAE. Atenderemos inicialmente a nossa demanda reprimida. Nada mais justo com quem está esperando há meses“, considera a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

Ainda conforme a coordenação, basta se dirigir à UPAE apenas no dia e horário informados por telefone. “Retornaremos seguindo todos os protocolos exigidos e prezando pela segurança dos nossos profissionais, colaboradores e usuários“, garante a gestora.

Outras mudanças também foram definidas, a exemplo das pulseiras de identificação: lilás para os pacientes e laranja para os acompanhantes. A medida tem como objetivo melhorar o fluxo interno. Quanto aos acompanhantes, vale destacar que a pandemia ainda não acabou. Por isso é necessário evitar aglomerações. Portanto, o direito será resguardado aos casos previstos em lei, como idosos, menores de idade e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo.

Costumamos dizer aqui na UPAE que somos soldados. Então, estamos sempre prontos para as missões que nos forem designadas. Atuar na linha de frente do combate à Covid-19 foi um grande desafio e aprendizado. Podemos dizer que estamos muito orgulhosos da nossa equipe, do trabalho prestado e prontos para voltar com os nossos atendimentos ambulatoriais“, avalia Grazziela.

Reformas

Para o retorno na segunda-feira, a Unidade está passando por reformas estruturais e treinando todos os profissionais. “É algo necessário para atender às mudanças do perfil de atendimento. É como uma orquestra. No momento estamos afinando os instrumentos“, finaliza Grazziela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *