Com forte apelo eleitoral, ‘paternidade’ da Transposição do São Francisco é alvo de disputas políticas

14
Foto: Alan Santos/PR divulgação

Ao inaugurar na última sexta-feira (26), um trecho do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, em Penaforte (CE), o presidente Jair Bolsonaro tornou-se mais um presidente a entregar obras do interminável projeto, cuja “paternidade” é motivo de disputas políticas em função de seu potencial eleitoral no Nordeste – no caso de Bolsonaro, a visita foi encorajada pela turma do Centrão, seus novos aliados.

A transposição foi iniciada ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve trechos inaugurados nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Idealizador do projeto, que começou em 2007 e deveria ter sido entregue em 2012 ao custo de R$ 5 bilhões (o custo final será de R$ 12 bilhões), o petista chegou a promover em 2017, ao lado da já ex-presidente Dilma, uma inauguração simbólica e não oficial do Eixo Leste da transposição – dias antes, Temer abrira as comportas que levaram água à cidade de Monteiro, no Sertão paraibano.

Obra de quatro presidentes, a transposição do São Francisco está definitivamente na balbúrdia das obras públicas brasileiras que tendem ao infinito e mobilizaram diversos governos – como a rodovia Transamazônica, iniciada no governo de Emílio Médici (1969-1974), na ditadura militar, a ferrovia Norte-Sul, que começou a ser construída no governo de José Sarney (1985-1990), e a ferrovia Transnordestina, cujas obras foram lançadas em 2006, quando Lula era presidente. A conferir se a transposição, 97% concluída, terá Bolsonaro como o último da fila. (Fonte: Veja)

14 COMENTÁRIOS

    • Fato é que ele chegou e em alguns meses fez o que o PT não fez em mais de uma década. A obra era pra ter sido concluída em 2012, não foi e ainda custou 7 BIlhões a mais do que o previsto inicialmente. kkkkkkk PTista é bicho doente mesmo, só pode!

    • Oxe, e quem trabalha é pilantra? Pilantra é teu deus Lula, que passou 12 anos roubando e iludindo senis como você e foi obrigado um homem de verdade vir inaugurar, morre de inveja diabo petista !!!!!

  1. Os revoltados estão doidos,os ladrões do pt meteram a mão no dinheiro da sociedade e ainda tem quem defende essa desgraç….,pessoas sem cérebro defender esses vermes que roubaram o país,o Bozo não é santo mas tá fazendo tudo na calada sem falar merda como os petista ,que toda semana vinha a aqui no nordeste pra enganar os comedores de capim e invasores de terras,falar em invasor de terra onde anda essa praga acabou.

  2. o atual Governo não tomou pra si a responsabilidade da construção da obra, ele disse que estava cumprindo o que prometeu, terminar as obras Inacabadas. o importante que independente de tudo os beneficiados são os sertanejos.

  3. o atual governo não chamou pra si a responsabilidade da construção da obra,
    ele foi claro, estou cumprindo o prometido em campanha, terminar as obras INACABADAS.
    independente de tudo vamos olhar para as pessoas que precisam da agua, esquecer politca.

  4. Era pra essa obra ter sido entregue em 2012, quem acompanhou sabe que houve atraso, paralisação, superfaturamento, desvios de dinheiro. Bolsonaro só cumpriu o que disse, que iria finalizar as obras inacabadas dos governos anteriores, é bem provável que se fosse outro presidente a obra ainda estaria inacabada.

  5. Quais as grandes obras projetadas e iniciadas pelo atual governo? Com prazo de finalização ou já concluída. Alguém pode descrever? Se for falar em combate à corrupção, pode parar, porque a medida de mudança do Coaf para proteger familiares e aliado já contradiz o discurso, isso sem citar outras ações. Vamos citar obras.

  6. Parabéns.
    Presidente. Termina essas ai inacabadas já tá bom demais pro primeiro mandato.
    São milhares delas.
    Sem falar nas rodovias e ferrovias.
    Quem vive assistindo a Globo não sabe.
    Mais que vai direto na fonte sabe o quanto você está indo bem. Mesmo diante de todas as barreiras.

  7. O que me deixa satisfeito é que, tem político canalha que está querendo morrer, está chegando o fim a INDÚSTRIA DA SECA no Nordeste, durante anos políticos ladrões se beneficiaram e se elegeram prometendo acabar com a falta de agua no Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome