Com estoque de plaquetas em nível crítico, Hemoba lança campanha para ampliar doações

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2025 às 16:10

Foto: Divulgação

Com os estoques de plaquetas em nível crítico, a Fundação Hemoba iniciou uma campanha para incentivar novas doações e reforçar a importância de manter doadores regulares. As plaquetas têm validade de apenas cinco dias, o que torna o abastecimento constante essencial para garantir suporte a pacientes que dependem desse hemocomponente. As transfusões são fundamentais para pessoas em tratamento contra câncer, como leucemias, pacientes de transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, além de vítimas de traumas e queimaduras.

A Hemoba tem atuado para atender a demanda das unidades hospitalares e garantir a continuidade dos tratamentos que necessitam de plaquetas. No entanto, a colaboração dos doadores é essencial para mantermos o estoque seguro. Como as plaquetas têm validade muito curta, a doação regular é indispensável. Cada doação tem impacto imediato na vida de quem precisa”, destacou Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da instituição.

A coleta é feita por meio de um equipamento que separa apenas as plaquetas e devolve os demais componentes ao organismo. O procedimento está disponível no Hemocentro Coordenador (Salvador) e na Unidade de Coleta e Transfusão de Juazeiro.

Para doar plaquetas, é necessário atender aos critérios da doação de sangue; ter feito ao menos uma doação sanguínea nos últimos 12 meses; pesar mínimo de 60 kg; não ter ingerido AAS ou anti-inflamatórios nos últimos 5 dias; possuir veias adequadas para o procedimento; em relação a mulhere, é permitido doar apenas para quem teve até uma gestação. A coleta dura de 60 a 90 minutos e pode ser repetida após 48 horas. Cada pessoa pode realizar até 4 doações por mês ou 24 por ano. A Hemoba reforça que a reposição das plaquetas é rápida e o procedimento é seguro, acompanhado pela equipe de enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários