Com boa participação da comunidade em audiência pública, Plano Diretor de Petrolina dá mais um passo para ser atualizado

1
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

O Plano Diretor Participativo de Petrolina está um passo mais próximo de ser atualizado. Uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (2) marcou a conclusão da terceira fase do processo de revisão do documento, que rege a legislação urbanística do município. Durante o encontro, a equipe técnica responsável pela atualização do Plano Diretor apresentou um diagnóstico preliminar de questões importantes como mobilidade, acessibilidade e ordenamento urbano.

Contando com boa participação da comunidade, o evento – realizado no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (Igeprev) – serviu para ouvir as demandas dos participantes, que contribuíram expondo as principais necessidades da cidade e dando sugestões para o desenvolvimento de Petrolina em áreas como saneamento público, transporte coletivo, economia e lazer.

Toda a troca de experiências ocorrida durante o encontro será importante para a formatação final do Plano Diretor, como explica o arquiteto, urbanista e membro da equipe técnica que revisa o plano, Geraldo Marinho. “A partir daqui vamos fazer um relatório conclusivo de diagnóstico que será resultado da conciliação da visão técnica e da visão comunitária dos problemas da cidade. Isso nos aproxima da realidade quando escutamos, aprendemos e formatamos uma perspectiva plural, que é a base do planejamento participativo“, destaca Marinho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Giovanni Costa, o diálogo com as comunidades reforça a credibilidade do processo de atualização do Plano Diretor. “Nós temos a preocupação de ouvir as comunidades. Por isso, queremos concluir a formatação do novo Plano Diretor o quanto antes para que este documento possa direcionar o desenvolvimento da nossa cidade, retomado a partir da gestão do prefeito Miguel Coelho“, disse.

Etapas

A partir de agora, a atualização do Plano Diretor Participativo de Petrolina avança para as próximas etapas. Depois do diagnóstico propositivo, o processo segue com o estudo de instrumentos, que vão redefinir as novas regras urbanísticas da cidade, passando pelas propostas de estruturação e regulação do Plano com a realização de uma nova Audiência Pública e a aprovação do documento pela Câmara dos Vereadores, previsto para ocorrer no mês de outubro. As informações são da assessoria da PMP/SEDURBS.

1 COMENTÁRIO

  1. Poderia incluir no novo plano a construção do Centro Administrativo na região dos projetos, após a Pedra Linda. Petrolina vai crescer muito e precisa melhorar a trafegabilidade do Centro Comercial retirando os diversos órgãos públicos municipais, estaduais, federais da área central, concentrando tudo em um mesmo lugar. Mas tendo um CA misto com áreas residenciais, de entretenimento e de comércio, inclusive dando incentivo aos servidores e empregados públicos residirem bem próximo ao local de trabalho, dando-lhes preferência na aquisição de casas e apartamentos financiados pelo poder público. A primeira vista o que hoje pode parecer longe, amanhã não será! Lembremos que a cidade em 20 anos torná-se-á uma metrópole de mais de 500.000 habitantes. Tem que se preparar hoje para o futuro, não deixar para amanhã quando a intervenção na infraestrutura será mais complicada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome