Coluna do Blog

por Carlos Britto // 25 de março de 2020 às 07:15

Foto: Ilustrativa

Novo coronavírus: a guerra continua

Os testes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) deram todos negativos nas últimas 24 horas em Pernambuco.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) analisou amostras biológicas de 108 pessoas internadas em estado grave, ou que tenham vindo a óbito com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda, mas nenhuma testou positivo para o Covid-19.

Já a Bahia registra 76 pacientes confirmados com novo coronavírus, 725 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até terça-feira (24). Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

Juazeiro tem dois casos confirmados e Petrolina apenas um. Mas o medo e o cuidado andam juntos nas duas cidades. Já é possível constatar que a ficha caiu e o passeio deu lugar ao medo e apreensão. Os bares já estão fechados e existe uma pressão popular contra quem não obedece às regras.

Para esta quarta-feira (25) as suspeitas continuarão sendo monitoradas e os resultados divulgados. É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Casa Nova

O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB), definiu em decreto publicado ontem (24) normas de transporte, alojamento, serviços de refeição, higiene e demais cuidados a serem observados pelas agroindústrias e fazendas no território do município de Casa Nova. Entre as normas está a lotação limitada à metade da capacidade dos ônibus que transportam trabalhadores, manter distância mínima de três metros entre as mesas nos locais de refeição, com no máximo 30 trabalhadores e, nos locais de embarque, manter filas com separação mínima de dois metros entre cada pessoa.

Despencou

A confiança no presidente Bolsonaro despencou nas redes após pronunciamento em rede nacional. Ele criticou o fechamento de escolas e ações mais restritivas de governadores para tentar conter o avanço da Covid-19 no País. De acordo com pesquisa realizada pela AP Exata no Twitter, Bolsonaro conseguiu manter o índice em alta no decorrer do dia, apesar dos sentimentos negativos serem proeminentes. Mas depois de seu terceiro pronunciamento em cadeia de rádio e TV, a confiança caiu e perdeu para sentimentos como raiva, desgosto e tristeza.

Sobradinho na luta

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, no norte da Bahia, confirma três casos suspeitos de H1N1, no município, com dois óbitos em investigação. No domingo (22), uma mulher de 91 anos, com grave quadro respiratório, morreu após ser assistida pela equipe do hospital municipal. Na segunda (23) outro idoso, assistido pela pasta, também veio a óbito. Até o momento, o município de Sobradinho não registra nenhum caso suspeito ou confirmado de Covid-19.

Sucessão em Dormentes

Sobre a desfiliação do ex-prefeito de Dormentes (PE), Roniere Reis, do MDB, ele disse ao Blog que está ‘aquecendo’ seu nome com vistas à sucessão municipal e que pode, sim, ser candidato. Mas admite também compor uma chapa. Sobre a nova legenda, Roniere faz um pouco de suspense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários