Coluna do Blog

por Carlos Britto // 24 de março de 2020 às 07:00

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

A sombra do novo coronavírus assombra Petrolina e Juazeiro

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até a noite desta segunda (23), 1.960 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. Os números são os mesmos apresentados pelo Ministério da Saúde.

À tarde o Ministério da Saúde tinha atualizado os seus números informando que o Brasil registra 34 mortes: 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

Na última atualização, Petrolina (PE) contabilizou 14 suspeitas da Covid-19, 1 ocorrência confirmada e 9 casos descartados. Com a confirmação dos casos em Petrolina e Juazeiro (BA), as cidades pararam de contar com a expectativa e entraram na vida real do problema. Vários municípios adjacentes agora registram também fortes suspeitas.

O novo momento fez o prefeito Miguel Coelho radicalizar e adiar o São João, maior festa de Petrolina.

A mudança no São João afeta também outros eventos públicos do primeiro semestre. Segundo Miguel, os recursos que estavam previstos para esses eventos serão realocados para a saúde pública, em especial no combate à transmissão do Covid-19. “Muita gente vinha nos cobrando uma resposta e decidimos adiar enquanto houver situação de emergência. Nosso foco precisa estar todo voltado para essa luta. Então, vamos adiar sem previsão e priorizar os investimentos na saúde”, reforçou.

Filas intermináveis

O prefeito Miguel Coelho está conversando com donos de casas lotéricas e com as agências bancárias. Ele busca  o controle de pessoas para evitar nesses locais justamente o que não se vê mais na cidade: aglomerações.

Foi preso

A Polícia Militar deteve, ontem (23), um jovem de 21 anos por descumprir decreto estadual e promover aglomeração no seu estabelecimento comercial em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe. O jovem é dono de uma churrascaria, que promoveu aglomeração de pessoas ontem. A ocorrência foi apresentada na Delegacia da Polícia Civil (PC) local, onde foi instaurado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Sem gratuidade e sem velório

A Prefeitura de Petrolina determinou a diminuição na circulação de ônibus na cidade. Pensando na redução de pessoas nas ruas, o município decretou a suspensão da gratuidade para estudantes e de vale transporte destinado a servidores municipais que não estiverem envolvidos nos serviços essenciais. Outra medida foi a recomendação imediata de suspender todos os velórios em Petrolina.

Mais um

Em  Santa Cruz da Venerada (PE), Sertão do Araripe, foi confirmado que uma paciente de 36 anos apresentou os sintomas de síndrome respiratória. A paciente já está de quarentena em casa e a equipe de saúde segue dando orientações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários