Coluna do Blog

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2019 às 07:00

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação arquivo

Os números de Petrolina no IBGE e os desafios pela frente

Principal cidade do Sertão de Pernambuco, Petrolina atingiu a marca de 349.145 habitantes. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo qual aponta Petrolina como a quarta maior cidade do Interior do Nordeste, à frente de grandes centros como Vitória da Conquista (BA), Juazeiro do Norte (CE) e Mossoró (RN).

Sem dúvida alguma, os números só ratificam a pujança da cidade sertaneja, que mesmo sem o devido olhar dos governos estaduais (e não somente do atual, diga-se de passagem), cresce a olhos vistos. Mas existe, porém, um outro lado dessa moeda.

Se os números ajudam as lideranças políticas locais a atrair os investimentos que Petrolina precisa, por outro revelam o inchaço da cidade, que luta para estruturar os bairros periféricos como também buscar soluções para enfrentar  desafios na saúde, educação, infraestrutura, entre outros itens.

No momento o gestor da vez é Miguel Coelho, que vem correndo atrás desses investimentos, ajudado pelo seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, e seu irmão, deputado federal Fernando Filho. Em 2020 já tem novamente eleição para prefeito e os discursos, em breve, começarão a sair do papel.

Independente de quem quer que assuma a prefeitura – se Miguel novamente ou algum de seus adversários – os números estão aá para provar que apenas discursos não vão manter Petrolina no caminho que precisa trilhar: o do trabalho. Os desafios são enormes e a população vai cobrar por isso.

Nota de falecimento

O gerente de Esportes da Prefeitura de Curaçá, no norte da Bahia, Edinilson Jordão faleceu ontem (1º). Em nota, a prefeitura lamentou o falecimento do profissional e manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Edinilson. A causa da morte, no entanto, não foi informada, assim como o local do velório e sepultamento.

Bem na fita

Se Petrolina se destacou no levantamento do IBGE quanto à população das cidades, a vizinha Juazeiro também se destacou em relação à Bahia. Embora na comparação com Petrolina, que é 4ª no ranking geral, Juazeiro só apareça na 10ª colocação com 216.707 habitantes, a cidade baiana ficou bem na fita no que se refere ao Estado. Na frente de Juazeiro estão apenas Feira de Santana, com 614.872 habitantes (1ª no ranking geral) e Vitória da Conquista com 341.597 habitantes (5ª colocada).

Mudança complicada  

Se o PSDB poderia ser uma das opções do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a posição mais crítica do partido tucano em relação ao Governo Bolsonaro pode complicar esse caminho. Isso porque o pai de Miguel, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), é nada mais nada menos que o líder do governo no Senado.

Coluna do Blog

  1. Defensor da liberdade disse:

    Crescimento populacional independe de governo, então não sei o por que citar o governo do estado. Quando se olha os números da economia o setor que mais impulsiona é a agricultura, esta de nada depende da caneta do prefeito.

    Aquietem os ânimos que a famiglia jamais comandará Pernambuco, graças a Deus. Esse blog precisa de argumentos mais científicos, pois o que se tem hoje e muito blábláblá e achismo.

    1. JOAQUIN TEIXEIRA disse:

      Você está equivocado. Nilo Coelho já foi governador de Pernambuco.

      1. Defensor da liberdade disse:

        Estamos falando do presente. 50 anos atrás nem eu era nascido e a mentalidade era outra. E você está se gabando por que o cara foi nomeado governador biônico? É brincadeira uma coisa dessas. Típico da mentalidade terceiro-mundista. Só a América latrina que lutou contra o comunismo derrubando governos legítimos e nomeando picaretas ao bel prazer do executivo central, sem consulta popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários