Coluna do Blog

0

Presidente da Alepe não se resume apenas a aliado do governador  

Assumir a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após a morte do presidente Guilherme Uchôa, no ano passado, não era uma missão das mais fáceis. Afinal de contas, Uchôa já estava à frente da Alepe pelo sexta vez consecutiva. Mas o deputado Eriberto Medeiros (PP) não só vem dando conta do recado, como vem deixando sua marca.

Reeleito ao cargo, Medeiros – que a exemplo de Uchôa, é ligado ao governador Paulo Câmara (PSB) – tem feito muito mais do que papel de ‘ponte’ entre o Legislativo e o Executivo Estadual. Ele quer acompanhar de perto o sentimento dos pernambucanos para colaborar da melhor forma possível com a governabilidade do seu aliado.

Está sendo assim com o 4º Seminário ‘Todos por Pernambuco’, que passou por Petrolina na semana passada. Medeiros e outros 12 parlamentares da Alepe acompanham o socialista pelos quatro cantos do Estado, ouvindo o clamor da população. “O governo do Estado aproveita todas as microrregiões para formatar um Plano Plurianual (PPA), que daqui a alguns dias será enviado à Assembleia, para ser adequado e certamente aprovado. E os deputados, ao invés de ficarem na Assembleia esperando o Plano Plurianual chegar, os deputados têm esta iniciativa de estarem in loco, ouvindo e participando, tendo contato com as pessoas, para quando o Plano Plurianual chegar à Assembleia já esteja apta para sua análise e aprovação”, ponderou.

Sob a gestão de Medeiros, o Legislativo iniciou o projeto ‘Alepe nos Municípios’, começando por Timbaúba (Mata Norte). O objetivo é auscultar os pernambucanos, promovendo um diálogo e ouvindo as demandas dos moradores.

O presidente, quer mesmo facilitar esse acesso da população aos deputados, o que de fato é muito positivo. Na visita a Petrolina, ele deixou seu recado: “Quero que todos procurem a Assembleia Legislativa, procurem acessar nossos meios de comunicação, acompanhem nosso trabalho, deem sugestões aos 49 deputados, façam também suas críticas construtivas. Os deputados têm o maior prazer em participar, em estar junto da população pernambucana. Afinal de contas a Alepe é a casa de todos os pernambucanos”.

Suzana no páreo

Suzana Ramos (PSDB) é nome forte na política de Juazeiro (BA). Ex-vereadora, ela figura como possível nome da oposição para a prefeitura, seja como candidata a prefeita ou na vice. O fato é que ela anda cada vez mais alinhada com o presidente de seu partido na Bahia, o deputado federal Adolfo Viana, o qual, como este Blog já mostrou, tem cada vez mais influência no grupo de oposição em Juazeiro. Esta semana Suzana esteve com ele em Salvador e não poupou elogios.

Contra a privatização

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) reforçou seu posicionamento contrário às privatizações de empresas Estatais e suas subsidiárias. O parlamentar participou de uma audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, para tratar do assunto. O encontro teve a mediação do presidente da Comissão Especial de Advocacia em Estatais, Carlos Castro, e participação do ex-ministro Ciro Gomes, da ex-senadora gaúcha Ana Amélia e do professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Nogueira da Costa. Para Gonzaga é preciso, antes de tudo, estabelecer um diálogo entre governo e sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome