Coluna do Blog

por Carlos Britto // 03 de julho de 2019 às 07:05

Câmara Municipal de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Uma nova composição para a Casa Plinio Amorim

A Câmara de Vereadores de Petrolina poderá ter uma nova composição depois do próximo de 9 de julho. Essa é a data que o processo de cassação do vereador Domingos de Cristália (PSL) será analisado. Pelo TRE-PE.

A expectativa da acusação é que o vereador sairá do cargo e deve recorrer a Brasília, mas sem mandato.

Nesse caso o suplente Alvorlande Cruz assume o mandato, ampliando a bancada da base de apoio ao prefeito Miguel Coelho para 18 vereadores.

A saída de Domingos poderá ser um baque grande para a bancada de oposição, que passará a ter apenas 5 representantes. Um vereador a mais na bancada da situação não é apenas uma mera mudança: Pode dar a situação um número confortável para, por exemplo, colocar em votação as contas dos ex-prefeitos.

Para quem não lembra, falou-se muito durante esses dois anos e meio sobre a possibilidade de se colocar em julgamento as contas do ex-prefeito Julio Lossio, mas nunca existiu uma confiança completa no desfecho e no números de votantes. Com Alvorlande assumindo o jogo muda. Só falta saber como vão jogar.

Em alta

O município de Irecê, no norte baiano, alcançou a 4ª posição no Índice de Medição de Administração do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes. O ranking considerou os resultados dos setores de finanças e austeridade, saúde, educação, assistência social e outros indicadores referentes a 2018. Além disso, entre as 175 cidades do Brasil que possuem entre 50 e 100 mil habitantes, Irecê aparece na 30ª posição, ainda segundo o levantamento.

Termômetro

A Festa dos Vaqueiros de Curaçá, no norte da Bahia, que chega a sua 66ª edição e será realizada neste final de semana, serve como termômetro de popularidade para políticos. Como anunciou um dos líderes da oposição na cidade, Flamber Feitosa, o ‘Flambinho’, figuras importantes da política baiana devem comparecer a cidade no domingo (7). Entre os nomes estão o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal; o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Sérgio Britto; e o senador Otto Alencar. Mas a festa também testa a popularidades de políticos da região que estão de olho em 2020.

Sonho de Gabriel

Disposto a colocar seu nome para concorrer à Prefeitura de petrolina nas eleições 2020, o vereador Gabriel Menezes, que por ora se mantém no PSL, disse que seu sonho era de poder disputar o pleito sem a obrigatoriedade da lei eleitoral de ser filiado a alguma legenda. Como se sabe, Gabriel aguarda movimentação do prefeito e provável candidato à reeleição, Miguel Coelho, que está sem partido. Para onde Miguel for, Gabriel não fica.

Coluna do Blog

  1. Realista disse:

    Tirar Domingos e colocar Alvorlande não é resolver problemas, mas sim aumentá-los consideravelmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários