Coluna do Blog

0
Foto: divulgação

Possibilidade de usina nuclear no Sertão pernambucano volta a gerar controvérsia

A população de Itacuruba (PE), no Sertão de Itaparica, voltou a se alvoroçar com a possibilidade de instalação de uma usina nuclear no município. O assunto não é novo. Aqui mesmo, neste Blog, há oito anos, Itacuruba e outros municípios sertanejos disseram ‘não’ à implantação de uma usina por esses rincões.

No último dia 17 de junho, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, reuniu-se com parlamentares pernambucanos e engrossou o coro dos que barram a ideia.

A principal questão é que a usina, se fosse implantada, ficaria às margens do Rio São Francisco, principal fonte de vida do povo sertanejo. Mas os que são favoráveis defendem que o Velho Chico não estaria ameaçado, uma vez que a usina seria muito mais segura, por exemplo, do que as do Japão, que em 2011 passou por um grave problema após um acidente nuclear na cidade de Fukushima.

Diante de tamanha controvérsia, os deputados federais Danilo Cabral (PSB-PE) e Carlos Veras (PT) encontraram-se ontem (26) com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para esclarecer informações e levar ao ministro a preocupação dos moradores de Itacuruba. A iniciativa de ambos foi tomada após a divulgação de estudo da Eletronuclear sobre o planejamento do desenvolvimento energético no país, que apontaria o município como um local propício para receber uma unidade.

O presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, também presente à reunião, apresentou estudos feitos na área em 2010, e reforçou que os dados serão atualizados até o fim do ano. Já Andrade comprometeu-se a estabelecer um diálogo e aceitou participar de uma audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) para tratar sobre o tema. O convite foi protocolado por Danilo Cabral no colegiado na semana passada. A data ainda será definida pelos parlamentares.

Sem dúvida, deliberar sobre o assunto é um primeiro e importante passo para tomar qualquer decisão. Mas não é só isso. Os munícipes de Itacuruba e região também precisam ser ouvidos de perto. A construção de uma usina nuclear não pode passar por cima do interesse coletivo. E quando o povo não quer, das duas uma: ou precisa ser persuadido, com diálogo, ou ter sua vontade respeitada.

Na berlinda

O Ministério Público Federal (MPF) informou, ontem (26), que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a instauração de inquérito policial para apurar supostos crimes eleitorais cometidos pelo senador e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) em campanhas nos anos de 2006 e 2010. Dentre os fatos a serem investigados, conforme o órgão, estão supostos pagamentos de benefícios indevidos ao ex-governador em troca de favorecimento à empresa Odebrecht, além de colaborações da construtora para a campanha de Jaques Wagner ao cargo de governador nas eleições de 2006 e 2010, por meio de doações contabilizadas e de caixa 2. Wagner e a empresa Odebrecht negam.

Paulo Câmara em Afogados I

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira (PE), no Sertão do Pajeú, confirmou que o governador Paulo Câmara estará na cidade no próximo dia 1º de julho, quando o município completará 110 anos de emancipação política.

Paulo Câmara em Afogados II

O governador Paulo Câmara irá a Afogados acompanhado de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, que dá nome ao Centro de Reabilitação física, auditiva e visual que será inaugurado durante as festividades de aniversário da cidade.

Pré-candidatura lançada

Em sobradinho, norte da Bahia, já tem gente se movimentando para a sucessão municipal 2020. O grupo Renovo, formados por profissionais liberais e lideranças comunitárias da cidade, recebeu na semana passada o programa de governo do pré-candidato a prefeito, Pastor Ronaldo Bitencourt. Na oportunidade, algumas lideranças políticas, civis e eclesiásticas fizeram uso da palavra para apresentarem o perfil do candidato e as estratégias de campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome