Coluna do Blog

por Carlos Britto // 14 de junho de 2019 às 07:00

(Foto: Alexandre Justino/ Ascom PMP/Divulgação)

Vale do São Francisco sob o espectro do Influenza

Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) começam a viver o medo dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Nesta quinta (13) este Blog divulgou que a Secretaria de Saúde de Juazeiro solicitou aos pais e responsáveis por crianças em idade de seis meses a menor de seis anos a procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para imunização.

A ação se deu pelos números de casos suspeitos, confirmados e número de óbitos decorrentes da infecção pelo vírus influenza.

Uma fonte do Blog informou que agora, neste momento no Hospital Universitário (HU), já tem mais uma pessoa com a suspeita da doença. O HU também teria sido informado pelo Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) que a unidade fecharia suas portas para conter a contaminação por lá.

Isso pode ser mais sério do que pensa nossa vã filosofia.

Até ontem Juazeiro havia registrado cerca de 15 casos suspeitos. Destes, cinco já estão confirmados e dois óbitos já foram confirmados por decorrência da infecção pelo vírus influenza.

É claro que a detecção do vírus precisa ser confirmada por exames, mas convém atentar para os sintomas: falta de ar, cansaço, tosse ou dor de garganta e febre. As autoridades precisam se pronunciar e oferecer respostas mais claras quanto a esse risco eminente.

Já é de ‘casa’

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, voltará a Petrolina nesta sexta-feira (14). Essa será a terceira visita dele ao maior município do Sertão pernambucano. Vem acompanhado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Os dois devem chegar por volta das 9h e seguirão para o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).

Mais investimentos

Esperamos que Gustavo Canuto possa trazer a liberação de duas obras importantes, que somam mais R$ 10 milhões, que a gente já está fazendo uma parte com recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Mas é óbvio que, se o governo federal entrar junto, a gente vai fazer ainda mais”, destacou Miguel Coelho, sobre a vinda dos ministros.

Passou despercebido?

Dos vários projetos de lei de autoria dos vereadores de Petrolina, aprovados em bloco na sessão de ontem (13) na Casa Plínio Amorim, um chamou atenção por um detalhe. Proposto pelo líder oposicionista Paulo Valgueiro (MDB), o projeto 061/2019 obriga o município a identificar com placas as obras públicas paralisadas há mais de 90 dias, colocando todas as informações sobre o porquê de ter sido interrompida. A matéria  foi aprovada por 21 votos. Fica a questão no ar: será que os governistas levaram bola nas costas de novo ou aprovaram o projeto de Valgueiro intencionalmente?

Coluna do Blog

  1. José Neudo disse:

    O mais importante não é a “questao: levaram bolas nas costas de novo ou aprovaram ou o projeto de Valgueiro intencionalmente?” não é o jogo do perder ou ganhar no parlamento sobre um projeto de lei proposto por alguem da oposiçao ou da situação. É a essência de um projeto de lei num parlamento, que deve (ou deveria), prevalecer. Se é público, é do povo. Se é do povo, só com lei pra podermos cobrar o porque uma determinada obra está paralisada há mais de 3 meses (ou 90 dias). Se em minha casa, contrato Ze Pedreiro e Severino pra fazer uma reforma e eles atrasam, tenho que cobrar a execuçao de acordo com nossa “empleita”. E se é público, ai que deve (deveria) haver mais transparência. Prestar contas ao povo….simples. Nada de mais. Bola nas costas….cada uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários