Coluna do Blog

por Carlos Britto // 05 de abril de 2019 às 07:00

Gustavo Vitor Souza e Manoel Carlos Souza. (Foto: Reprodução)

Dois crimes bárbaros e uma cidade calada

A Polícia Civil, em Petrolina, vai realizar, daqui a pouco, às 9h, uma coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre o assassinato de dois irmãos em Petrolina. Gustavo Vitor Souza dos Santos, de 12 anos, e Manoel Carlos Souza dos Santos, de 11. Gustavo foi encontrado morto na última sexta-feira (29/04), próximo ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas, zona oeste da cidade. Já o corpo de Manoel foi encontrado na tarde da última segunda-feira (1º), no N-9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural da cidade.

Um crime grave demais para uma cidade calada demais diante de uma barbárie dessa envergadura. Petrolina está ficando famosa por isso também. Antes a fama era muito pela força da irrigação, agora é porque se mata muita criança por aqui.

São vários os casos, a exemplo do menino da Vila Mocó, outro a golpes de facão, a menina Beatriz (o mais emblemático de todos) e agora esses, com requintes de crueldade.

A cidade precisa parar de achar que é normal, acontecimento rotineiro, porque não é. Os políticos precisam entrar no tema fortemente, enfrentar o problema e debater entre eles e a sociedade. Com coragem.

A repercussão teria sido maior, imensa, gigante se fosse com um menino morador da orla. Filho de político, então, teria os holofotes de um país. Como no Caso Marielle, onde nos indignamos por alguém que nem tínhamos ouvido falar, mas nos calamos, acovardados, quando acontece em nosso quintal.

Pode-se dizer tudo na coletiva de log mais. Nomes de um ou mais assassinos, motivos diversos, que os meninos se drogavam, cometiam delitos e um sem fim de adjetivos. Mas espera-se que alguém fale também que eram apenas meninos, que dificilmente nasceram maus e que não tiveram base, amor e uma oportunidade maior. Pode ser que não tenham sido santos, isso é uma suposição. Mas foram assassinados covardemente, e isso é uma verdade.

Amupe apoia 13º

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, participou, na quinta-feira (4), do anúncio do pagamento do 13º do Bolsa Família, feito pelo governador Paulo Câmara em ato no Centro de Convenções do Recife. Em discurso, Patriota assegurou o apoio da entidade ao benefício. Por meio do programa, serão injetados R$ 175 milhões na economia do estado anualmente, segundo a Amupe.

Salitre em caos

A situação do Salitre, em Juazeiro (BA), continua precária. O assunto vem sendo pauta recorrente na Câmara Municipal, quando vários vereadores cobram da prefeitura e da Codevasf ações efetivas para as diversas comunidades localizadas no entorno do perímetro. Entre os problemas relatados estão falta d´água, insegurança e saúde defasada.

Título de cidadã

Na sessão plenária de ontem (4) da Casa Plínio Amorim, havia expectativas de os vereadores votarem um projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Maria Elena (PRTB), propondo título de Cidadã Petrolinense à secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque. No entanto, na página eletrônica da Câmara de Vereadores não consta a votação da matéria, o que significa que a mesma pode ter sido retirada de pauta.

Coluna do Blog

  1. Cícera Silvane disse:

    Como mãe, me senti imensamente atingida, me desesperei e me perguntei como poderia livrar meus filhos (também dois meninos), de tanta violência. Não conseguiria me colocar com exatidão de dor, no lugar dessa mãe, mas consigo mensurar um pouco o que ela ta sentindo.
    Duas crianças foram covardemente assassinadas, eram crianças, não importa o motivo, não há motivo que justifique esse ato demoníaco.
    Precisamos de respostas rápidas do poder publico, não podemos viver reféns de bandidos. Nos trancamos em casa, trancamos nossos filhos, aumentamos nossos muros e isso não é justo. Não somos nós os criminosos!

  2. JOAQUIN disse:

    Isso é falta de Deus na vida das pessoas. Só isso explica tamanha crueldade.

  3. Paulo rogerio de araujo disse:

    Um país ande um sujeito com 17anos pode votar e decidir uma eleição e não pode ser preso nem ser chamado de.criminoso a tendência e cada um fazer sua justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários