Coluna do Blog

por Carlos Britto // 07 de março de 2019 às 07:00

(Foto: Arquivo Blog do Carlos Britto)

A Compesa e a grita do povo sertanejo por água nas torneiras

A guerra político-administrativa entre Compesa e Prefeitura de Petrolina continua e, ao que parece, sem data para terminar. Mas a Compesa que não agrada em Petrolina, que tem um rio passando quase nas portas dos cidadãos, está longe de agradar em outras cidades também.

Em Salgueiro, Sertão Central, a comunidade já cansou de sofrer por falta d’água e já marcou um protesto, que acontecerá ainda nesta manhã. A mobilização foi feita através de grupos de WhatsApp. A ideia de marcar e promover um movimento para protestar contra a famigerada Compesa surgiu da indignação popular.

Carlos, precisando que alguém tome providências urgentes para sanar essa calamidade que assola todo o município”, disse um leitor do Blog.

Inconformados, moradores da cidade relatam que há bairros há mais de 22 dias que não chega sequer um pingo d’água nas torneiras. Políticos e empresários da cidade já estão engrossando o coro dos descontentes e prometem apoio ao movimento.

O protesto está marcado para esta quinta-feira (7), às 9h, em frente à sede da Compesa, localizada em frente ao Shopping de Salgueiro. Outras cidades que tomaram conhecimento desse protesto também já começam a se articular.

Uma delas é Sertânia, na mesma região, onde comunidades inteiras estão há mais de 40 dias sem água, e a população local desfere duras críticas ao governador reeleito Paulo Câmara. Até quando?

Gestão criticada

Em Remanso, no norte da Bahia, a gestão do prefeito Zé Filho vem recebendo duras críticas, inclusive em nível estadual. Educação, por exemplo, é um dos setores com mais reclamações. As broncas são tão grandes que foram parar em reportagens produzidas pela TV São Francisco, afiliada da TV Globo. As matérias foram republicadas no portal G1-BA e a população não gostou nada de ver a imagem da cidade manchada com tanta notícia negativa.

Sessão adiada

Se o ano só começa depois do Carnaval, é hora então de ligar a chave. A Câmara Municipal de Petrolina, diga-se de passagem, dá um exemplo nesse sentido. A sessão plenária que aconteceria hoje (7) foi transferida para esta sexta-feira (8). Teve muita gente achando que os nobres vereadores iriam pegar carona no feriadão de Carnaval e dar uma “imprensadinha” para retornarem só na próxima semana.

Superou expectativas de novo

Mesmo com o rompimento político entre o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), e o governador Paulo Câmara (PSB), o Carnaval 2019 na cidade superou novamente as expectativas. Os investimentos do Estado na festa são sempre importantes, mas quando o povo acredita na proposta, ele vai às ruas e prova que não é só de São João que o petrolinense gosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários