Coluna do Blog

por Carlos Britto // 11 de fevereiro de 2019 às 07:00

FBC deve aceitar convite para liderar Governo Bolsonaro no Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) se reunirá, nesta segunda-feira (11) com o ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM), em Brasília (DF). Na pauta do encontro, está o convite que o Democrata fará oficialmente para Bezerra Coelho assumir a liderança do Governo no Senado que, tão logo formalizado, deverá ser aceito pelo pernambucano.

O nome de FBC para ocupar a função é estratégica para o Governo. É a principal aposta para pacificar a relação com o MDB, que ficou arranhada após o fim das eleições para mesa diretora do Senado, quando o nome de Renan Calheiros (MDB) foi fritado da disputa com ajuda do Planalto, em detrimento do presidente eleito, Davi Alcolumbre (DEM).

Após a fissura, nos últimos dias, o ministro Onyx e o próprio Alcolumbre vêm trabalhando nos bastidores para aproximar o MDB, que no Senado tem a maior bancada e é essencial para aprovação dos projetos.

Foi justamente de Alcolumbre que partiu as primeiras sondagens ao nome de FBC para o cargo, a pedido de Onyx. Após procurar o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), o nome de Fernando passou por consulta nas hostes do emedebista, que não ofereceu resistência.

Caso seja oficializado no cargo, FBC poderá se tornar o principal interlocutor entre Governo de Pernambuco e Planalto para atrair investimentos ao Estado, uma vez que maior parte da bancada de deputados e senadores pernambucanos fazem oposição ao governo federal.

Ciumeira

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, mal acabou de anunciar mudanças no secretariado e o comentário nos bastidores é que já estaria rolando muita ciumeira entre algumas lideranças políticas ligadas ao grupo do PCdoB. Parece que tinha mais gente querendo uma vaga no governo municipal.

Abandonou o barco

A vereadora Tia Célia (PTC) abandonou de vez o barco da oposição em Juazeiro (BA). Logo mais, às 10h, ela fará parte oficialmente do Governo Paulo Bomfim. É que acontecerá hoje a posse dos novos secretários e equipe de governo. Tia Célia, que é professora, assume uma assessoria especial do prefeito e cumprirá papel na relação institucional do governo com a Câmara de Vereadores, comunitários e representantes da sociedade civil.

Devolveu o elogio

Depois de ouvir, com certa surpresa, o vereador governista José Batista da Gama (PDT), que está de volta à Câmara de Petrolina, afirmar não ter nenhuma mágoa ou rancor de sua pessoa, o oposicionista Domingos de Cristália (PSL) devolveu o elogio. “Zé Batista é competente. O que aconteceu é que o governo não deu condições para ele realizar o serviço que ele queria”, afirmou, referindo-se às críticas feitas ao então secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

Faltou respeito

Conhecido por dizer tudo ‘na lata’, o vereador Ronaldo Silva (PSDB) disse lamentar a postura de alguns companheiros de Casa Plínio Amorim, que desfizeram os blocos de bancadas por conta de interesses nas comissões permanentes. “Achei uma falta de respeito”, alfinetou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários