Coluna do Blog

por Carlos Britto // 08 de janeiro de 2019 às 07:00

Áureo Cisneiros concede entrevista ao Blog. (Foto: Alieny Silva / Blog do Carlos Britto arquivo)

Quando a indignação não é conveniente

Se existe um cidadão que os integrantes do  Governo de Pernambuco nutrem verdadeira aversão, este é presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol), Áureo Cisneiros. Sua forte atuação tem incomodado fortemente integrantes do Governo Paulo Câmara (PSB).

O mais interessante de tudo isso é que as forças progressistas, os partidos de esquerda sempre se movimentam contra a perseguição e, principalmente, quando o atingido é alguém do meio sindical. Mas não nesse caso, pois agora não é conveniente essa postura.

Ao menos os que costumam se indignar – ou os que teriam essa postura – estão no time do governador, e se fez um silêncio cumplicioso, fechando-se os olhos à perseguição. Ao menos a Central Única dos Trabalhadores se manifestou em defesa do servidor. Mas quem vive seguindo a CUT, quando não se beneficia do poder, se calou.

Cisneiros vem denunciando a desintegração da Polícia Civil no Estado, pedindo condições de trabalho e respeito pelos servidores. Caiu em desgraça com ameaça de demissão e o abandono dos “companheiros”. Não se leu um depoimento dos deputados, grupos, sindicatos ou associações ligadas ao governo ou qualquer manifestação de solidariedade.

Nesta segunda (7), três carros foram alvos de tiros, na frente da delegacia de Toritama. Em entrevista à imprensa, Cisneiros alertou para o crescimento da violência, de forma organizada, através das facções criminosas, já que o desmonte da área de inteligência da Polícia Civil vem se acentuando no Estado, podendo descambar para os fatos negativos e perigosos, como os que estão acontecendo no Ceará.

A situação de Áureo piorou quando aumentou o tom criticando o desmonte da Delegacia de Combate a Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp).

Essa só foi mais uma razão para que o sindicalista fosse abandonado por aqueles que levantariam a voz em sua defesa. Claro, quando fosse conveniente. Mas não agora.

Frente em Defesa do NE

Preocupado com as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) quer uma Frente em Defesa do Nordeste. Para o parlamentar, os últimos posicionamentos do presidente apontam para a necessidade de aprimorar os mecanismos de diálogos do governo federal com a região. “O Nordeste precisa ser respeitado. Ele é presidente de todos os brasileiros, inclusive daqueles que não votaram nele”, afirmou.

Prefeitos multados

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou ilegais as contratações temporárias de 849 servidores, feitas pela prefeitura de Lagoa Grande (Sertão o São Francisco) e de 153 admitidos pela Prefeitura de São José do Belmonte (Sertão do Pajeú), aplicando multa aos prefeitos Vilmar Capellaro e Francisco Romonilson Mariano de Moura, respectivamente. A multa é de R$ 8.089,00. Cabem recursos.

Agentes de endemias na bronca

Os agentes de endemias de Juazeiro (BA) voltaram a se manifestar contra a prefeitura em relação à Lei 12.994/14, que determina pagamento do 14º salário à categoria. Desta vez eles fizeram um comparativo com o município de Casa Nova (BA), norte do Estado, onde o prefeito Wilker Torres fez valer a lei. Já em Juazeiro, os profissionais alegam que o repasse para pagar o incentivo estaria na conta da prefeitura desde outubro de 2018.

Agradecimento pelas redes sociais

Integrante da equipe do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, Orlando Tolentino se utilizou das redes sociais para fazer um agradecimento sincero pelo trabalho a que foi designado pelo gestor, à frente da Secretaria de Planejamento. Agora, Tolentino terá nova missão, mas nem tão nova assim: ele volta à Coordenação de Assessorias Especiais, servindo de interlocutor entre o governo municipal e a Câmara de Vereadores.

Coluna do Blog

  1. Polícia na rua disse:

    Como que um policial vem reclamar de falta de apoio da esquerda se esse próprio foi candidado a deputador pelo PSOL? Quando as forças policiais são representadas por um socialistazinho de iphone desse a coisa nunca vai andar mesmo. Uma vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários