Coluna do Blog

0

A despedida de Odacy na Alepe e seu foco político para 2019

A partir do dia 1º de janeiro de 2019, Odacy Amorim (PT) vai virar um político sem mandato. Na última quarta-feira (26) ele fez sua despedida da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde foi eleito por duas vezes para representar, sobretudo, o interesse do povo sertanejo.

No balanço apresentado, o petista destacou 54 projetos de lei de sua autoria, dos quais 33 foram aprovados, apenas três rejeitados, três arquivados e 15 seguem em tramitação.

Odacy lembrou ainda da criação da Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco e demais rios do Estado. “Presidi e fechei esse relatório. Ele está sendo entregue à Assembleia com o diagnóstico que fizemos a respeito dos rios São Francisco, Pajeú, Capibaribe, Beberibe, Tejipió, Ipojuca, Jaboatão e tantos outros. Além disso, acompanhamos as condições de vida das populações que vivem às margens deles“, frisou.

Seu posicionamento contra preços abusivos dos combustíveis também foi uma de suas bandeiras – a exemplo de uma audiência pública da Alepe, levada por ele para Petrolina, onde o valor dos combustíveis sempre esteve associado a um possível cartel de preços. O parlamentar citou ainda sua luta na retirada de animais das rodovias pernambucanas, tirando do próprio bolso para arcar com a criação de um parque ecológico na zona rural da cidade.

Depois de dois mandatos, é evidente que Odacy deixou ligações nos municípios da região onde os sertanejos lhe deram um crédito de confiança. Para isso terá sua esposa, Dulcicleide Amorim (PT), para continuar esse trabalho. Mas o foco político dele em 2019 será, de fato, a principal cidade do Sertão pernambucano, onde já foi prefeito (2007-08) e saiu majoritário com mais de 30 mil votos nas eleições para deputado federal este ano (mesmo não se elegendo).

Odacy pode até ficar na reserva, mas não no ostracismo. Pelo contrário: se ainda sonha em voltar a comandar a Prefeitura de Petrolina, ele precisa se mostrar mais visível do que nunca. As articulações políticas do petista vão começar é agora, e ele terá de provar que aprendeu bem seu dever de casa nessa sua trajetória na vida pública até aqui.

Votação do Orçamento em Cabrobó

Em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, os vereadores vão se reunir hoje (28) para apreciar projetos de lei do Executivo Municipal que tratam do Orçamento do município para 2019. Essa será a última sessão do ano e terá início às 12h.

Rodízio’ de governistas

Como a previsão de embates na Câmara de Juazeiro (BA) no próximo ano entre situação e oposição, a expectativa é que ocorra um ‘rodízio’ de vereadores do bloco governista, já que apenas três ou quatro deles fazem uso frequente da palavra para defender o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB).

Escola da PM em Casa Nova

O deputado estadual eleito Tum (PSC) ainda nem começou a legislar, mas quer mostrar serviço de agora. Ele defendeu uma unidade da Escola Militar em Casa Nova, no norte baiano. O pleito do deputado estadual eleito foi feito ontem (27), durante passagem por Juazeiro do comandante geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão, que esteve na cidade para inaugurar a nova sede o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, no antigo Colégio Polivalente, no bairro São Geraldo.

Contas em dia e antecipação salarial

A crise financeira vivida em vários municípios brasileiros não interrompeu um compromisso feito pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB): pagar, antecipadamente, os salários dos servidores municipais. E como o gestor já havia anunciado, o salário do mês de dezembro também foi antecipado para esta quinta-feira (27) contemplando mais de 7 mil servidores. A nova antecipação nas vésperas do Réveillon também inclui o terço de férias e injeta cerca de R$ 17 milhões na economia petrolinense. Aposentados e pensionistas também foram beneficiados com as antecipações feitas pelo Igeprev.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome