Coluna do Blog

0
Foto: reprodução

Uma vereadora que dignificou sua história

Petrolina perdeu a primeira vereadora do Partido dos Trabalhadores na Casa Plínio Amorim. Maria José de Farias Pereira não foi apenas uma parlamentar municipal, mas uma mulher forte, decidida e que rompeu barreiras do preconceito.

Ela atuou na legislatura entre os anos de 1989 a 1992 e foi um símbolo na coerência e em uma oposição responsável ao então prefeito Guilherme Coelho. Destemida, ligada a movimentos populares e católica praticante, Maria José foi, ao mesmo tempo, uma mulher decidida, mas que exalava doçura no olhar terno e um sorriso imenso.

Amigos informaram ao Blog que mesmo em sua luta contra o câncer, manteve-se forte e digna até o fim. Os anos de vida política da ex-vereadora foram oferecidos, na sua maior parte, para a luta dos mais humildes.

Este Blog já havia registrado a importância dela para a história da cidade e como sua atuação como vereadora do PT foi notória.  Petrolina vai sentir essa perda de Maria José, que tinha 78 anos e deixou seu esposo Severino Pereira, cinco filhos e alguns netos.

Apenas uma chapa

Encerrou-se na última sexta-feira (21) o prazo para inscrição de chapas que disputam a eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB). O pleito, que ocorrerá no dia 8 de janeiro de 2019, registrou interesse de apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente da entidade e candidato à reeleição, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, oeste do Estado. O eleitorado é formado por cerca de 400 prefeitos dos municípios filiados à entidade municipalista. O mandato é de dois anos, o que corresponde ao biênio 2019-2020.

Oposição a Paulo Bomfim

Parece que os dois últimos dois anos do prefeito Paulo Bomfim  (PCdoB) não serão tão fáceis quanto foi o início de seu mandato. E agora, com a justiça no pé de Isaac Carvalho (PCdoB), a situação piorou de vez. Nos últimos dias, a oposição tem detonado nas redes sociais diversos vídeos e fotos mostrando uma Juazeiro pouco conhecida: a que tem muita coisa a ser melhorada. As críticas vão de ruas esburacadas, esgotos e até o Parque Lagoa de Calu deteriorado, demonstrando que a gestão terá de fazer o dever de casa direitinho, caso queira obter votos nas próximas eleições.

Sem caça às bruxas

Na coletiva de fim de ano concedida à imprensa de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (PSB) deixou claro que não está fazendo “caça às bruxas” em relação à Compesa. “Quero apenas um serviço de qualidade para os petrolinenses que pagam suas contas de água e esgoto todos os meses, e que merecem um mínimo de dignidade no serviço prestado”.

Ainda sobre Maria José

Também ex-vereador da Casa Plínio Amorim, Adalberto Filho (o ‘Betão’) lamentou o falecimento de Maria José, primeira vereadora do PT a ser eleita para o Legislativo de Petrolina. Betão, que conhece os filhos dela desde menino, afirmou que seu pai Adalberto Bruno atuou ao lado dessa grande ‘guerreira” na Câmara Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome