Coluna do Blog

por Carlos Britto // 24 de dezembro de 2018 às 07:00

Foto: reprodução

Uma vereadora que dignificou sua história

Petrolina perdeu a primeira vereadora do Partido dos Trabalhadores na Casa Plínio Amorim. Maria José de Farias Pereira não foi apenas uma parlamentar municipal, mas uma mulher forte, decidida e que rompeu barreiras do preconceito.

Ela atuou na legislatura entre os anos de 1989 a 1992 e foi um símbolo na coerência e em uma oposição responsável ao então prefeito Guilherme Coelho. Destemida, ligada a movimentos populares e católica praticante, Maria José foi, ao mesmo tempo, uma mulher decidida, mas que exalava doçura no olhar terno e um sorriso imenso.

Amigos informaram ao Blog que mesmo em sua luta contra o câncer, manteve-se forte e digna até o fim. Os anos de vida política da ex-vereadora foram oferecidos, na sua maior parte, para a luta dos mais humildes.

Este Blog já havia registrado a importância dela para a história da cidade e como sua atuação como vereadora do PT foi notória.  Petrolina vai sentir essa perda de Maria José, que tinha 78 anos e deixou seu esposo Severino Pereira, cinco filhos e alguns netos.

Apenas uma chapa

Encerrou-se na última sexta-feira (21) o prazo para inscrição de chapas que disputam a eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB). O pleito, que ocorrerá no dia 8 de janeiro de 2019, registrou interesse de apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente da entidade e candidato à reeleição, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, oeste do Estado. O eleitorado é formado por cerca de 400 prefeitos dos municípios filiados à entidade municipalista. O mandato é de dois anos, o que corresponde ao biênio 2019-2020.

Oposição a Paulo Bomfim

Parece que os dois últimos dois anos do prefeito Paulo Bomfim  (PCdoB) não serão tão fáceis quanto foi o início de seu mandato. E agora, com a justiça no pé de Isaac Carvalho (PCdoB), a situação piorou de vez. Nos últimos dias, a oposição tem detonado nas redes sociais diversos vídeos e fotos mostrando uma Juazeiro pouco conhecida: a que tem muita coisa a ser melhorada. As críticas vão de ruas esburacadas, esgotos e até o Parque Lagoa de Calu deteriorado, demonstrando que a gestão terá de fazer o dever de casa direitinho, caso queira obter votos nas próximas eleições.

Sem caça às bruxas

Na coletiva de fim de ano concedida à imprensa de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (PSB) deixou claro que não está fazendo “caça às bruxas” em relação à Compesa. “Quero apenas um serviço de qualidade para os petrolinenses que pagam suas contas de água e esgoto todos os meses, e que merecem um mínimo de dignidade no serviço prestado”.

Ainda sobre Maria José

Também ex-vereador da Casa Plínio Amorim, Adalberto Filho (o ‘Betão’) lamentou o falecimento de Maria José, primeira vereadora do PT a ser eleita para o Legislativo de Petrolina. Betão, que conhece os filhos dela desde menino, afirmou que seu pai Adalberto Bruno atuou ao lado dessa grande ‘guerreira” na Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários