Coluna do Blog

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2018 às 07:00

Domingos de Cristália e a possível nova configuração na Casa Plínio Amorim

Com a decisão da juíza da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, Juçara Leila do Rêgo Figueiredo, que determinou a cassação do mandato do vereador Domingos de Cristália (PSL) por compra de votos na campanha municipal de 2016, a configuração na Casa Plínio Amorim pode mudar em breve.

Mesmo Domingos de Cristália podendo recorrer da decisão em segunda e terceira instâncias, quem já começou a engomar o terno para assumir a vaga do oposicionista é o suplente Alvorlande Cruz (PSL).

Seria o segundo Cruz na Casa Plínio Amorim, já que seu irmão Aero exerce mandato e é o líder do governo. Além da baixa na oposição e o fortalecimento da base aliada, é muito ruim – seja para qualquer lado – ter um vereador eleito pela força popular ter mandato cassado. Porém, pior é ter no Legislativo um que só entrou por ter comprado voto.

Não se trata aqui de julgar se Domingos tem ou não razão, mas é hora de refletir que políticos e que posturas nós queremos. E nossos representantes deveriam aproveitar o momento de todas as demandas jurídicas e da cobrança da população para escrever uma nova história.

Tum e a diplomação

Na última segunda-feira (17), o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, ficou pequeno para a diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano. Entre eles, o novato “Tum” (PSC), irmão o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres. Acompanhado do irmão e da ex-prefeita Dagmar Nogueira (DEM), o futuro deputado, afirmou que “a diplomação confirma a vontade de mais de 40 mil baianos que confiaram o voto a um projeto de renovação política, um projeto vindo do Interior, construído por homens e mulheres de todos os cantos da Bahia”.

Isaac sem diploma

Por falar em diplomação, o ex-prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho (PCdoB), não conseguiu seu intuito. O problema é que Isaac foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. No dia anterior à diplomação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou pedido de liminar feito pelos advogados do ex-prefeito, que buscava suspender os efeitos da sentença do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), no processo que originou sua situação de inelegibilidade.

Leur já comemora

Mas já tem quem comemore a vaga que deverá ser deixada por Isaac Carvalho, caso a defesa do ex-prefeito não consiga fazer com que o colegiado do STF absolva do ex-prefeito. Há quem diga que essa é uma batalha perdida para Isaac. Leur Lomanto Jr (DEM) já espera ansioso isso e cravou, entrevista ao Jornal A Tarde, que a vaga já é dele.

Agenda de agradecimento

Deputado federal reeleito, Gonzaga Patriota (PSB) estará em Petrolina nesta quarta-feira (19), e daqui parte para uma agenda em nada menos que 46 municípios. O socialista vai agradecer os votos recebidos nas eleições deste ano.

Pesselistas unidos

Futuro presidente da comissão provisória do PSL em Petrolina, o vereador Gabriel Menezes não está nem aí, ao menos por enquanto, para as eventuais conjecturas políticas a partir do ano que vem. O que ele garantiu mesmo é que o partido estará unido em 2020 para a disputa pela prefeitura.

Coluna do Blog

  1. Albert disse:

    Naquela casa me aponte um q nao foi eleito pela forca do dinheiro.

  2. popo disse:

    Alvorlande deve esta contando os dias pra assumir……deve esta igual a pinto no lixo…kkkkkkkk

  3. Maria disse:

    “Não se trata aqui de julgar se Domingos tem ou não razão, mas é hora de refletir que políticos e que posturas nós queremos. E nossos representantes deveriam aproveitar o momento de todas as demandas jurídicas e da cobrança da população para escrever uma nova história.”

    Esse é que é o x da questão. O povo de uma maneira geral não quer mudança. Fala, fala e fala mas na hora do vamos ver corre atrás de quem der mais. Infelizmente. Por conta disso mais e mais se elege o que tem de pior na política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários