Coluna do Blog

por Carlos Britto // 06 de setembro de 2018 às 07:00

A corrida ao Governo de Pernambuco e os números que não batem

Duas pesquisas de intenção de votos foram divulgadas nesta quarta-feira (5), em relação ao Governo de Pernambuco. E estranhamente os números são discrepantes, comparando-se uma com outra.

Na pesquisa da TV Record, os dois principais candidatos – o atual governador Paulo Câmara (PSB), que disputa a reeleição, e Armando Monteiro Neto (PTB) – aparecem tecnicamente empatados. Paulo tem 26%, enquanto Armando fica com 23%.

Porém, os números da TV Globo/Ibope divulgados na noite de ontem apontam para uma realidade bem diferente. O socialista tem 33% das intenções; já o petebista continua em segundo, mas bem atrás, com 24%. Uma diferença de 9%. Vale lembrar que na pesquisa anterior da Globo, o atual governador tinha 27% contra 21% de Armando. Ou seja, Paulo subiu 6% e candidato das oposições apenas 3%.

Também nessa última pesquisa da Globo, Julio Lossio (Rede) tem os mesmos 3% da anterior, acontecendo igualmente com Maurício Rands (PROS), que tinha 2% e continua com 2%.

Para senador, a Globo mostra que Jarbas Vasconcelos (MDB) lidera a disputa com muita folga. Na pesquisa da Record, o segundo colocado era Mendonça Filho (DEM), mas na da Globo quem vem em segundo é Humberto Costa. Jarbas tem 33%, Humberto 30%, Mendonça 23%, Silvio Costa (Avante) 12% e Bruno Araújo (PSDB).

Resumo desta ópera: uma das duas pesquisas divulgadas está muito errada. Descobrir qual delas é, aí são outros quinhentos.

Punida por nepotismo

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na sessão de ontem (5), julgou parcialmente procedente a denúncia formulada por vereadores do município de América Dourada (norte do estado) contra a prefeita Rosa Maria Dourado Lopes pela prática de nepotismo. No exercício de 2017, a gestora agraciou 17 parentes seus, do vice prefeito e de seus secretários com cargos municipais. O relator, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, aplicou multa no valor de R$ 10 mil e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apresentada à Justiça denúncia por de ato de improbidade administrativa, em razão do evidente nepotismo. Também foi determinada a exoneração de todos dos cargos a que foram nomeados ilegalmente. Cabe recurso da decisão.

Postagem apagada

A denúncia de Áureo Cisneiros, candidato a deputado estadual (PSOL) e presidente licenciado do Sinpol-PE, sobre a falta de funcionamento das delegacias no período noturno, finais de semana e feriado, deixou o govenador Paulo Câmara (PSB), que tenta a reeleição, numa ‘sinuca de bico’. Na última terça (3) o socialista publicou um vídeo em suas redes sociais, porém apagou a postagem em menos de 5 minutos, após vários comentários afirmando que a maioria das delegacias não funcionam 24 horas.

Destaque a Petrolina

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) destacou, no Plenário do Senado, que os petrolinenses têm “mais um motivo para comemorar”. No mês em que a cidade natal do senador completa 123 anos, Petrolina superou – segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 – as metas previstas para o ano, em todos os níveis da educação fundamental, determinadas pelo Ministério da Educação. O município obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes. “Faço esse registro da performance na área de educação, que é conquistada pela administração do prefeito Miguel Coelho”, afirmou o senador, sem esconder o orgulho do trabalho realizado pelo filho.

Continua na berlinda

Quem continua na berlinda é o presidente da Câmara de Jaguarari, no norte baiano, Márcio Gomes (PSDB). A Promotoria de Justiça da cidade pediu seu afastamento do cargo. O Ministério Público Estadual (MPBA) acusa o vereador de improbidade administrativa – por contratar funcionários fantasmas e se apropriar de valores – e pede afastamento por 180 dias, ou até o fim das investigações. O recurso foi apresentado pelo TJBA. Antes, o pedido de afastamento foi negado pela juíza da comarca local, Maria Luíza Nogueira Cavalcanti Muritiba. A magistrada só tinha acatado a posição da promotoria quanto ao bloqueio de bens. Por isso, determinou o confisco de R$ 53,1 mil do vereador acusado.

Coluna do Blog

  1. Marcos disse:

    A turma do temer será derrotada, Armando, Mendocinha, Bruno Araújo e FBC.

  2. Francisco Junior disse:

    Carlos Britto, bora publicar a pesquisa do IBOPE para governo e para o senado. Será mesmo que a turma do Temer ta crescendo conforme essa pesquisa de um instituto que mal se conhece?

  3. Defensor da Liberdade disse:

    Esses resultados elevados na educação de Petrolina já são obtidos há vários anos atrás. Nada é por acaso, tudo é um processo, o demagogo deveria parabenizar a gestão anterior também, que foi que começou à colher os excelentes resultados.

  4. luiz dos santos disse:

    nos temos os melhores politico do nordeste aqui em petrolina pela ordem nilo coelho,osvaldo coelho,geraldo coelho,fernando bezerra coelho,gonzaga patriota,ranilson coelho,cristina,diniz cavalcanti,odacy amorim,fernando filho

    1. Defensor da Liberdade disse:

      Tá, e fada do dente, coelho da páscoa, reforma política no Brasil e comunismo que deu certo são verdades incontestáveis…

  5. A Prefeitura Municipal órgão do poder público, está cadastrando empresas e ou profissionais liberais,
    na modalidade DISPENSA DE LICITAÇÃO, Licitações, Cartas convite.

    ACESSO AO CADASTRO DE FORNECEDORES E LICITAÇÕES:
    https://cadastrodeprefeituras.ong.br/cadastro/

    Para esclarecer dúvidas entre em contato:
    (11) 2803-5776

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários