Coluna do Blog

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2018 às 07:00

Foto/reprodução

A campanha eleitoral de Pernambuco e as mentiras que se tornam verdades

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começará nesta sexta-feira (31) e terá, este ano, um papel relevante para ajudar o eleitorado nesses tempos de fake news. Um bom exemplo disso acontece em Pernambuco.

Os candidatos ao Senado pela Coligação das Oposições ‘Pernambuco Vai Mudar, Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), entraram com uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por propaganda irregular, contra o candidato ao Senado da Frente Popular, Humberto Costa (PT). Na representação, Mendonça e Bruno solicitam ao TRE a imediata remoção da postagem publicada no Facebook e Instagram, e que seja aplicada uma multa ao candidato Humberto Costa.

A postagem mostra uma peça de propaganda eleitoral com as imagens de Mendonça Filho, Bruno Araújo e do candidato ao Governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ao lado do atual presidente da República, Michel Temer. A peça coloca um texto, apontando que esta seria ‘a turma de Temer’, como se o presidente tivesse feito um pronunciamento pela imprensa apoiando a coligação de oposição.

Além de não ter um pronunciamento oficial de Michel Temer no sentido de apoiar a chapa de Armando, Mendonça e Bruno, existe outro fator ainda mais grave: o presidente da República é filiado ao partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que está coligado à Frente Popular, do governador-candidato Paulo Câmara, e que também conta com o PT de Humberto Costa.

Assim, continua a representação, “é verídico informar que quem faz parte do palanque de Temer é Humberto Costa, que tem o apoio do MDB. O senador, inclusive, se beneficia do generoso tempo do guia eleitoral do MDB temista”.

Além de solicitar a retirada das postagens em um prazo de 24 horas, os advogados de Mendonça Filho e Bruno Araújo também querem que seja aplicada uma multa ao candidato Humberto Costa.

Que a campanha majoritária em Pernambuco será uma das mais acirradas dos últimos tempos, isso já ficou claro. Mas o eleitorado precisa ficar atento ao que os candidatos dirão – ou não – fora dos meios oficiais da campanha, para não correr o risco de estar comprando gato por lebre.

Prefeito de Cedro vai com Paulo

O prefeito do Cedro (PE), no Sertão Central, Antonio Leite (PR), anunciou apoio à candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara. Segundo Leite, o governador se comprometeu em olhar com mais atenção para o Cedro, além de prometer obras. O apoio oficial se deu na tarde de ontem (29), no Palácio das Princesas, sede do Governo Estadual. O prefeito também se empenhará na eleição do deputado federal Sebastião Oliveira e do estadual Rogério Leão, ambos do PR, que estiveram na reunião.

O de Floresta também

O governador Paulo Câmara (PSB) também conseguiu o apoio do prefeito de Floresta, no Sertão de Itaparica, Ricardo Ferraz. O gestor também fechou com Sebastião Oliveira para federal e Fabrízio Ferraz para estadual. Ricardo justificou dizendo que os candidatos se comprometeram em intensificar o trabalho no município.

Lucas Ramos, o ‘ficha limpa’

Candidato à reeleição, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) se disse orgulhoso, em entrevista concedida ontem (29) à Rádio Grande Rio AM, de ser um ‘ficha limpa’. Ele citou, inclusive, seu pai e seu avô. “O pedido de voto é para seguir trabalhando. Pernambuco avançou muito nos últimos anos e fiz parte desse time. Em nenhum momento tive meu nome associado à corrupção, pelo contrário: quando as pessoas se referiam a Lucas, falavam de um homem íntegro, e isso eu carrego comigo tendo como referências meu pai Ranilson e meu avô Gregório Ramos”, afirmou.

Coluna do Blog

  1. Defensor da Liberdade disse:

    Só tem picareta nos palanques eleitorais de Pernambuco, de um lado a turma que livrou o presidente corrupto e ficha suja de ser investigado pela justiça, além de terem comido boa parte do tempo no prato do PSB e seus desgovernos Câmara e Campos; e do outro temos o demagogo, mentiroso e incompetente governo do PSB tentando se salvar junto com a galera da Orcrim. Se tivéssemos um povo minimamente instruído, essa gentalha jamais seria eleita ou reeleita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários