Coluna do Blog

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2018 às 07:10

O ano que deixou Salgueiro com saudade do futuro

De estilo discreto, o ex-prefeito de Salgueiro (PE), Marcones Libório de Sá (PSB), não é afeito a críticas. Mas decidiu fazer uma análise do primeiro ano de Clebel Cordeiro (PMDB) à frente do município. E foi duro num artigo que escreveu ao Blog:

Concluído um ano da atual gestão, Salgueiro depara-se com o sentimento generalizado de estagnação. Ao período anterior de avanços sociais e econômicos, seguiram-se estes 12 meses de improvisos administrativos, promessas eleitorais não cumpridas, entre elas a geração de emprego, e, mais grave que isso: o retrocesso dos serviços básicos e essenciais prestados à população.

Faltam medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e no CAPS, e sobra precariedade no atendimento dos postos de saúde devido às péssimas condições de trabalho para os profissionais, do esparadrapo à luva do dentista e, além do aumento da espera por exames especializados, categorias de servidores municipais foram penalizadas como os agentes comunitários de saúde, que ficaram de fora do reajuste salarial anual.

Passados 12 meses, não foi colocada em funcionamento a UPA 24h, construída na gestão anterior, as obras das 3 creches iniciadas no meu governo e, deixadas a ponto de laje, foram abandonadas pela atual gestão, chegando ao final do ano sem obras para inaugurar.

Na educação, a merenda e o transporte escolar foram precários e inadequados, denunciados pelos próprios estudantes, por não atenderem com a qualidade de antes as suas necessidades e, para ampliar o desastre educacional, os jovens foram vítimas do fim do programa Jovem Aprendiz que, até 2016, gerava oportunidades do primeiro emprego.

Espaços de lazer e socialização para crianças, jovens e idosos, e cartões-postais da nossa cidade, as praças estão mal cuidadas e mal iluminadas, a exemplo da Praça CEUs, deteriorada e abandonada.

Um ano marcado pela falta de manutenção nas estradas rurais, em péssimas condições para os moradores que precisam se locomover até a área urbana. Aliás, o trânsito da cidade também não recebeu nenhum projeto de melhoria e, para piorar, nos festejos de fim de ano, período em que a cidade tem um considerável aumento no tráfego de veículos, o centro foi interditado, provocando transtorno aos motoristas e motociclistas.

Para manter imensuráveis os resultados catastróficos desses 12 meses, a administração, também ficou devendo no quesito transparência e, sem maiores explicações, aumentou o IPTU e a taxa de iluminação pública.

É fato, e merece ser citado, que as trocas de secretários, mudanças na equipe e as muitas decisões equivocadas causaram prejuízo à prefeitura ou à qualidade dos serviços públicos.

Essas, entre tantas outras questões, deixaram o prefeito Clebel Cordeiro em situação desconfortável coma população que lhe depositou confiança e, especialmente, os salgueirenses, com saudade da casa em ordem e do sentimento de que Salgueiro poderia ir mais longe.

Só dois

Apenas os vereadores Paulo Valgueiro (PMDB) e Gilmar Santos (PT) apareceram no movimento popular contra os (des) serviços da Compesa em Petrolina. Ao invés de futrica e bate-boca, seria a excelente oportunidade dos senhores parlamentares mostrarem algum serviço e se colocarem em defesa dos seus patrões.

Vai cair em campo

O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) vai começar a cair em campo, agora como pré-candidato. Ele fez o dever de casa e se aliou a muitos colegas do norte da Bahia, e desponta como franco favorito a uma cadeira na Câmara Federal. Os mais afoitos apostam, inclusive, que Isaac ficaria melhor mesmo é como senador.

Bombeiros em São José do Egito

São José do Egito, no Sertão do Pajeú, deverá ganhar instalações do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) nos próximos 60 dias. Pelo menos essa é a expectativa do governador Paulo Câmara, que entregou, ontem (3), novos veículos para reforçar a frota do CBMPE do estado. Para São José do Egito será destinada uma viatura do tipo Auto Resgate (AR). A inauguração da unidade na cidade será feita pelo próprio governador.

Briga de gente grande

A corrida pelo Governo da Bahia já começou. o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), devem travar uma das maiores batalhas da política estadual. Mas esse duelo não deve se restringir à capital e região metropolitana. As principais lideranças políticas das dez maiores cidades do Interior já estão posicionadas em um dos lados da batalha que começa a se desenhar. Vai ser briga de gente grande.

Perda no TJPE

Além da morte do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, a primeira semana de 2018 começou com outra perda importante em Pernambuco. Faleceu ontem (3) o desembargador aposentado do TJPE, Nildo Nery. O corpo será sepultado nesta quinta (4), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O atual presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, decretou luto oficial de sete dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários