Coluna da Folha: Um novo ciclo, uma família

por Carlos Britto // 09 de maio de 2024 às 07:00

Ricardo Ramos/ Foto: Blog do Carlos Britto – Arquivo

Encerrando seu ciclo administrativo à frente da Prefeitura de Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, em 2024, Ricardo Ramos (PSDB) mantém-se cauteloso em relação à disputa majoritária de outubro. Nos bastidores da cidade, rumores sinalizam que o gestor pode apoiar Raimundo de Bibi, principal adversário de Victor Coelho.

Filho de Botinha (que foi candidato derrotado em 2016), Victor está disparado nas enquetes de opinião das redes sociais. O atual prefeito é tio do pré-candidato, mas politicamente é seu adversário.

O que mais se comenta é que o grupo de Ricardo partiu na frente ao aderir à cor azul, do pré-candidato Raimundo de Bibi. Pelo menos na prefeitura essa é a cor que predomina hoje no lugar do verde (da campanha de Ricardo). Publicamente o prefeito ainda não se manifestou sobre o apoio, mas há quem garanta que ele já teve reuniões com Raimundo de Bibi.

O problema é que a elevada rejeição de Ricardo, algo em torno de 80%, seria o empecilho no momento para ele dar seu aval a Raimundo. E mais: Dra. Gildevânia Melo, que acompanhou politicamente o atual prefeito por 16 anos e em três ocasiões aceitou ser sua vice (incluindo no mandato corrente) teria sido rifada do processo. Escanteada e em silêncio, Dra. Gildevânia estaria chateada com o rumo que seu grupo estaria seguindo.

Vazio assistencial

O pronunciamento do secretário de Saúde de Petrolina, João Luís Nogueira, sobre a necessidade de utilizar o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) devido à falta de serviços médicos especializados de alta complexidade na região, evidencia “um significativo vazio assistencial no Vale do São Francisco“, especialmente na VIII Região de Saúde. A observação não apenas destaca a urgência de soluções para preencher essa lacuna, mas também ressalta o comprometimento de Petrolina em fornecer assistência médica além de suas fronteiras municipais. Isso amplia o debate sobre políticas de saúde, enfatizando a responsabilidade dos gestores públicos em garantir o acesso universal aos cuidados médicos e a necessidade de enfrentar desafios estruturais para melhorar a qualidade de vida da população.

Na mira da PF

A segunda fase da Operação ‘Ipuçaba’, conduzida pela Polícia Federal em Pernambuco, lança luz sobre um complexo cenário político no Sertão do estado. As investigações abrangem municípios como Ouricuri, Santa Filomena, Dormentes e Salgueiro, revelando possíveis esquemas de desvio de recursos públicos, corrupção e fraudes em licitações.

Pode aplaudir

Em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, o diretório municipal do PSOL anunciou que vai renunciar ao seu fundo partidário e eleitoral em favor das vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Liderado pelo presidente Múcio Freire, o partido priorizou o apoio às comunidades afetadas em vez de seus próprios interesses políticos, demonstrando um compromisso genuíno com os valores progressistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários