Coluna da Folha: Tucanos preparam o voo de Raquel

1
Foto: reprodução

O PSDB de Pernambucano mexeu suas pedras no xadrez eleitoral visando às eleições 2022. Em reunião, fechada e com poucos presentes, pelos cuidados com a pandemia, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assinou sua filiação ao partido tucano. A data é emblemática, pois Raquel decidiu se filiar exatamente no Dia Internacional da Mulher. Para quem acompanha política, sabe que os sinais são claros.

É forte a movimentação, tanto do partido quanto de Raquel, que entra com os dois pés na disputa para ser a candidata das oposições na campanha para o governo de Pernambuco.

A prefeita Raquel Lyra sucederá a deputada estadual Alessandra Vieira, e ela deve encampar o discurso de levar a legenda para diferentes regiões do estado, oferecendo uma plumagem nova aos tucanos de Pernambuco.

Raquel se filia no mesmo dia do ex-senador Armando Monteiro Neto, que volta ao seu primeiro partido.

Armando traz uma musculatura importante ao PSDB pernambucano e pode disputar uma vaga na Câmara Federal e pode já ter tido um acerto para que o senador, com muito prestigio na oposição, aposte no nome da colega tucana.

Prefeitos em desespero

Dados divulgados por esse colunista alarmaram todo o Sertão pernambucano e deixaram os prefeitos em polvorosos. Foi a revelação da preocupante situação da pandemia nas regiões do Sertão Central, do Araripe e Vale do São Francisco. De acordo com os números, todas as UTIs públicas destinadas à pacientes com Covid-19 estão com 100% de ocupação nos municípios de Salgueiro, Petrolina, Araripina e Ouricuri. Serra Talhada se aproxima do colapso. A Rede PEBA registra uma fila de espera de 12 pacientes por leito de UTI.

É guerra

O prefeito de Ouricuri (PE), Ricardo Ramos (PSDB), baixou um novo decreto no município determinado o uso obrigatório de máscaras no âmbito de todo o município, inclusive nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, ônibus, táxis, mototáxis, vans e transportes alternativos. É guerra contra a Covid-19.

Cobrança geral

Na sessão de logo mais, na Câmara de Vereadores de Petrolina, Maria Elena (MDB) fará um apelo aos deputados estaduais por Petrolina – Antônio Coelho (DEM) e Dulcicleide Amorim (PT), aos deputados Federais Fernando Filho (DEM), Gonzaga Patriota (PSB), ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Lucas Ramos (PSB) – para que intercedam junto ao governador do Estado, Paulo Câmara, para abertura de mais vagas de leitos de UTI. “É hora de esquecer as diferenças políticas e unir forças e ajudar Petrolina, a enfrentar e encarar a Covid-19 já que os leitos de UTI, estão 100% ocupados”, lamentou Maria Elena.

O município não aguenta

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, disse que comprar a vacina para entregar ao governo é inviável. “A desorganização do Ministério da Saúde não nos dá segurança. Na hora que encontramos uma solução, Bolsonaro veta. Vamos aguardar os demais prefeitos para tirar uma posição”, discursou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dezoito + dezoito =