Coluna da Folha: Simão Filho volta a ser secretário e se prepara para virar prefeito

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2021 às 07:00

Foto: Ascom CMP/divulgação

Em Petrolina o vice-prefeito Simão Durando Filho (DEM) reassumiu a secretaria de Governo do município e começa a dar sua cara ao debate. Sua apresentação aconteceu ontem (28), durante audiência na Câmara de Vereadores. Em sua primeira fala pública à frente da pasta, ressaltou a importância do fortalecimento entre as esferas de poder do município. Ele já havia assumido a pasta de 2019 a 2020, durante primeira gestão do prefeito Miguel Coelho (DEM).

Simão é filho do ex-prefeito Simão Durando, que governou Petrolina na década de 70. Ele agora se prepara para assumir o mesmo cargo que o pai, já que o atual prefeito Miguel Coelho (DEM) está na estrada para pavimentar o seu nome como candidato a governador de Pernambuco.

O vice-prefeito tem se preparado para o novo desafio. Já fez vários cursos de gestão pública e comanda o monitoramento da administração para ficar mais inteirado do que acontece no governo. Calmo e conciliador, tem o desafio de apaziguar os ânimos em um parlamento nem sempre agregador.

A cada dia, ele avança mais nos meandros da administração com o cuidado necessário de quem não pode avançar o sinal por dois motivos: 1) O prefeito ainda é Miguel e não pode fazer a turma acreditar que existem dois gestores; 2) É muito pouco provável que Miguel volte atrás em sua decisão de disputar o governo, mas como ainda não saiu, não pode se sentar na cadeira e chamar de “sua”. Sertanejo da gema, Simão prefere adotar um antigo adágio popular sertanejo: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

A emenda do hospital

Quem não se cansa de comemorar é o vice-prefeito de Cabrobó, no sertão do São Francisco. Dr. Lucas Novaes (Republicanos). O motivo da festa é uma emenda destinada à saúde do município de Cabrobó, no valor de R$ 250 mil. O valor será destinado para compra de equipamentos e modernização do bloco cirúrgico do hospital municipal.

Comemorando

Em Sirinhaém a prefeita, Camila Machado (PP) celebrou seus 38 anos fazendo festa e aproveitou para reunir amigos, aliados e autoridades. Os secretários estaduais José Bertotti e Alberes Lopes marcaram presença ao lado do presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), e da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), além da ex-vereadora do Recife, Aline Mariano (PP). Lideranças locais também prestigiaram.

Protesto de servidores

Professores e servidores públicos de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, saíram às ruas na manhã desta quinta-feira (28), Dia do Servidor Público, para protestar contra novos ajustes salariais. Segundo eles, a gestão municipal ainda não pagou os precatórios do Fundeb aos professores. Além de cobrar ao prefeito Vilmar Cappellaro (MDB), os manifestantes também estão protestando contra novos ajustes na aposentadoria da classe, anunciados pelo Governo Federal.

Vai para o embate

O PSOL Pernambuco definiu os nomes que irão disputar as chapas majoritárias para as eleições do ano que vem. A legenda pretende disputar o governo do Estado e uma cadeira no Senado Federal. Colocam-se como pré-candidatos ao governo Paulo Rubem Santiago, Ivan Moraes e João Arnaldo. Já para o Senado Federal o nome é o de Eugênia Lima – a única pré-candidata à vaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *