Coluna da Folha: Raquel Lyra anunciará mudanças na matriz energética do Araripe

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2024 às 07:00

Foto: Américo Nunes/divulgação arquivo

No próximo dia 6 de fevereiro a governadora Raquel Lyra marcará presença em Araripina (Sertão do Araripe), com o intuito de anunciar a mudança da matriz energética das indústrias do gesso, da lenha para o gás natural. O anúncio será no Centro Tecnológico do Araripe.

A iniciativa foi conduzida pela deputada estadual Socorro Pimentel, única representante da região na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A parlamentar tem atuado fortemente pelo desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe.

A instalação das Centrais de Regaseificação no município, assim como em Trindade, tem potencial significativo nas transformações econômicas para a região, sobretudo em meio às tão atuais discussões sobre economia verde e incentivo à atividade sustentável, pois contribuirá para a preservação da caatinga.

Em janeiro, o local já havia recebido a visita da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Vidal, indicando o apoio do Governo de Pernambuco à iniciativa. “Vamos expandir as funções do espaço, incorporando atividades econômicas e produtivas vitais para a região, tais como apicultura, mandiocultura, produção de energia através de fontes eólica e solar, além da indústria do gesso”, explicou Socorro, em publicação nas redes sociais.

Na mira do TCE-PE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a licitação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife) referente à contratação de uma empresa para a execução de Contenção de Encostas com Geocomposto e Muros de Contenção. A decisão cautelar foi baseada em supostas irregularidades no processo licitatório, incluindo indícios de restrição à competitividade e falhas no orçamento básico. O desfecho final será analisado pela Primeira Câmara do TCE-PE, enquanto o prefeito Keko do Armazém, potencial candidato à reeleição, e o ex-prefeito Lula Cabral, atual deputado estadual, estão envolvidos na situação.

Soltando o verbo

O pré-candidato a prefeito de Pesqueira (Agreste), Delegado Rossine, soltou o verbo ao realizar uma live ao lado de vereadores, questionando o atual grupo que governa o município. Ele prometeu defender a população contra supostas “maldades” cometidas pela administração atual. Rossine afirmou que não teme possíveis retaliações e pretende acionar a justiça contra quem infringir a lei. No entanto, não especificou a que tipo de irregularidade se refere. A postura de embate à gestão atual, que tem sido registrada em vídeos nas redes sociais, ao que tudo indica vem conquistando novos admiradores na população de Pesqueira.

Troca de farpas

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) criticou a ação do Partido Progressista, que protocolou uma ação na Justiça Eleitoral contra o prefeito de Santa Cruz (Agreste), Fábio Aragão, e o vice-prefeito Helinho Aragão, por propaganda política antecipada. Moraes considerou a iniciativa como um “desespero muito forte” e argumentou que as movimentações eram uma confraternização de Carnaval, não propaganda eleitoral. O deputado também censurou o presidente do diretório estadual do Partido Progressista, Eduardo da Fonte, acusando-o de falta de dignidade para o voto de Santa Cruz e criticando a falta de convergência entre os grupos e as postagens recentes, consideradas como “falta de educação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e, redatores deste conceituado meio de comunicação. Aproveitando para parabenizar, pela matéria postada, pois, é história e é…