Coluna da Folha: Prefeitos de Tuparetama e Custódia  em vias de improbidade

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2022 às 07:05

Foto: reprodução PE Notícias

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, (PTB) tem mais um problema para chamar de ‘seu’. O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE) obteve, na Justiça Federal, a condenação definitiva do gestor e do empresário Emmanuel Fernandes de Freitas,  o ‘Manuca de Zé do Povo’ (PSD), atual prefeito de Custódia, por atos de improbidade praticados na gestão referentes a verbas públicas federais oriundas do Ministério do Turismo.

O MPF sustenta que Sávio Torres, entre 2009 e 2012, contratou, de maneira irregular, atrações para os festejos juninos de Tuparetama, no ano de 2009. As contratações teriam sido feitas mediante convênio firmado com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 210 mil.

Segundo o processo, as irregularidades consistiram na contratação, pela prefeitura, da empresa Manuca Produções, administrada por Manuca de Zé do Povo, para a realização do evento por meio de procedimento indevido de inexigibilidade de licitação. Várias bandas foram contratadas pela empresa promotora de eventos, sem que tenham sido apresentadas cartas de exclusividade – documentos necessários para a realização da dispensa. A contratação da empresa ocorreu, inclusive, antes da assinatura do convênio.

O trânsito em julgado do processo ocorreu no último 31 de agosto, não cabendo mais recurso contra a decisão judicial. O MPF requereu à Justiça cumprimento da sentença para o pagamento da multa fixada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), de R$ 105 mil, em valores a serem corrigidos.

No Interior

Uma das principais lideranças da oposição em Pernambuco, Renato Antunes (PL) vem fortalecendo seu palanque também no Interior. Após receber o apoio do ex-prefeito de Petrolândia e ex-vereador de Petrolina, Elias Jardim, Renato faz um giro a partir desta sexta-feira no sertão e agreste. Na agenda, o postulante à uma vaga na Alepe terá eventos com lideranças evangélicas e políticas da região.

No comitê

Candidato à reeleição, o deputado federal Gonzaga Patriota comandou uma grande carreata, ontem (7), em Serra Talhada (PSB), no Sertão do Pajeú, que marcou a inauguração do seu comitê Ponto 4000. O ato contou com a participação de líderes e apoiadores do socialista na região, além do eleitorado dele. Ele estava acompanhado da sua esposa, Rocksana Patriota, que é natural do município do Pajeú.

Time completo

Em Jaqueira, a prefeita Ridete Pellegrino (PSD) reuniu o time e apresentou seu palanque nestas eleições. Para deputada estadual, Ridete apoia Simone Santana, que já atua no município desde 2014. Para federal a prefeita fechou com Maria Arraes (SD), André de Paula (PSD) ao Senado e Marília Arraes (SD) para governadora.

Cidades-irmãs

Candidato ao senado, Guilherme Coelho (PSDB) participou ao lado da candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, de um encontro com empresários do município do Cabo de Santo Agostinho. Juntos, apresentaram propostas e ouviram as demandas apresentadas por empresários de diversos segmentos como: transporte, logística e turismo. Guilherme criticou os valores das taxas portuárias do Porto de Suape. “Em 2021, o Vale do São Francisco exportou 11 mil contêineres, nenhum saiu de Suape. Petrolina e o Cabo deveriam ser cidades-irmãs. A primeira produzindo e a outra mandando para o mundo“, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.