Coluna da Folha: Paulo Câmara vai a Petrolina em momento de tensão com Miguel

por Carlos Britto // 12 de agosto de 2021 às 07:10

Foto: Blog do Carlos Britto

O governador Paulo Câmara (PSB) estará em Petrolina, após uma agenda intensa no Sertão do Pajeú na semana passada. O socialista chega à cidade num novo momento, em que o prefeito Miguel Coelho (MDB) continua brigando para municipalizar os serviços de água e esgoto em Petrolina.

Isso porque a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que responde pelos serviços, há muito tempo não vem dando conta do recado como deveria. A grita dos petrolinenses por um melhor atendimento da parte da Compesa não é à toa.

Na cidade, é unânime a afirmação de que a empresa ganha muito em Petrolina, mas pega o dinheiro para investir em outras cidades (o chamado ‘subsídio cruzado’), deixando a população do principal município do Sertão do Estado sem investimentos à altura no abastecimento d’água e esgotamento sanitário.

Sem falar que a Compesa, quando precisa quebrar a pavimentação construída pela prefeitura para consertar algum reparo na rede, nunca deixa da mesma forma que encontrou. É, mas a municipalização não será uma briga fácil para Miguel.

A Compesa já deixou claro que o Estado, atendendo ao Novo Marco Regulatório do Saneamento, instituiu a Lei Complementar 455/2021, que veda a autonomia de municípios para decisões isoladas sobre a prestação de serviço de fornecimento de água e esgotamento sanitário. É em meio a esse cenário que Paulo e Miguel vão se encontrar mais uma vez. Essa queda de braço promete esquentar.

Mais forte

Ampliando sua força política, a prefeita de Caruaru (PE) Raquel Lyra foi até Catende (PE) para abonar a ficha de filiação da prefeita do município, dona Graça, ao PSDB. A deputada estadual Alessandra Vieira, que preside o PSDB Mulher de Pernambuco, estava lá ao lado do ex-prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira, e dos prefeitos Duguinha Lins (PSDB), de São Joaquim do Monte (PE), e Ridete Pellegrino (PSD), de Jaqueira (PE). O ex-senador Douglas Cintra e o ex-deputado José Humberto também prestigiaram.

Em acidente

O ex-prefeito de Tacaratu (PE), José Gerson, faleceu após um grave acidente no litoral do Rio de Janeiro. O fato ocorreu por volta de 1h da manhã de ontem (11). Gerson estava acompanhado do filho, Gersinho, e do motorista, Nando, que saíram com vida. Por enquanto ainda não há detalhes sobre o acidente. O ex-prefeito era muito ligado aos deputados Rodrigo Novaes (estadual) e Augusto Coutinho (federal). Ele governou Tacaratu entre os anos de 2013 e 2020.

Na Capital

Vereadores de 12 cidades pernambucanas se encontraram na última segunda feira na Câmara Municipal de Igarassu, para discutir o papel do legislativo municipal. A turma prepara-se para participar da 20ª marcha municipal em Brasília entre os dias 24 e 27 de agosto.

Cassados

Cinco dos 15 vereadores de Goiana tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após denúncias de candidaturas laranjas de mulheres em suas chapas. Pra completar, 57 suplentes foram impugnados por fraude constatada. Os vereadores que tiveram seus mandatos cassados são: André Ferreira de Souza (PL), o ‘André Rabicó’; Ana Cristina de Melo Freire Gouveia Silveira (PL), a ‘Ana de Marcílio’; Ibson Gouveia de Santana (Podemos); Marcos Alexandre Soares de Almeida (PSD), o ‘Xande da Praia’; e Sidney Paulo dos Santos (Podemos), conhecido por ‘Sid do Caranguejo’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.