Coluna da Folha: Paulo Câmara adianta conversa com Lula para assumir cargo

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2023 às 07:00

Foto: Reprodução

Depois de deixar o Governo de Pernambuco e ter menos uma (imensa) preocupação, o ex-governador Paulo Câmara (PSB) agora tem mais tempo para cuidar do próprio destino.

O ex-governador já havia conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes das festas de final de ano, mas não tinha chegado a um entendimento sobre a missão que cumpriria. Ele cumpriu um papel decisivo na união entre PSB e PT para as eleições do ano passado.

Muito se especulou que o ex-governador teria direito a um ministério no governo de Lula, o que acabou não se confirmando, mesmo cabendo a sua legenda três ministérios. Agora, o que se especula é que o ex-governador pernambucano poderia ser indicado para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ou comandar o Banco do Nordeste.

Claro que, para assumir um cargo em que precise ser nomeado, ele precisará de uma licença, já que ele é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) desde 1995.

Morte de bebês

O presidente da Câmara de Vereadores de Orocó, Sertão do São Francisco, vereador Ighor Crateú (MDB), emitiu ofício endereçado ao prefeito George Gueber (PT), ao secretário de Saúde Ricardo Bezerra e à Diretora do Hospital Brenda Cristina, solicitando esclarecimentos acerca de duas mortes de recém-nascidos registradas na última semana no município. “Oficializo com o objetivo de que possam prestar informações/esclarecimentos quanto às ocorrências de óbitos de recém-nascidos no nosso município, em decorrência do atendimento prestado no Sistema Único de Saúde. A situação está gerando um desconforto muito grande. É notório destacar que estamos diante de um cenário que envolve vidas humanas, não importando se é um idoso, jovem, criança ou bebê”, endureceu o presidente.

Na frente

No Recife, a vereadora missionária Michele Collins (PP) espalha que no ano de 2022 ela foi a parlamentar que mais apresentou projetos na Câmara Municipal do Recife. Foram 52 proposições apresentadas, entre projetos de lei, decretos legislativos e projeto de resolução, segundo ela. “Temos trabalhado para que a nossa cidade seja mais inclusiva e que todos tenham acesso às políticas públicas. Uma das áreas que mais apresentei projeto foi a de Saúde”, disse a missionária.

Em desacordo

Em Brejo da Madre de Deus, após tomar ciência da existência de comunidade terapêutica funcionando em desacordo com as legislações vigentes, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) recomendou à administração municipal e à Secretaria de Saúde do município que fiscalizem todas as instituições voltadas aos serviços de atendimento às pessoas com transtornos decorrentes de uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime de residência, verificando se estão em consonância com os dispositivos legais e normativos exigidos. Na eventualidade de ser verificada alguma irregularidade, o município deve adotar as providências cabíveis, dentro de seu poder de polícia, inclusive com a interdição imediata dos estabelecimentos, se houver necessidade.

Parada para descanso

Pessoal, estamos dando uma parada de um mês para recarregar as energias. A Coluna volta em 5 de fevereiro, com mais notícias quentes e o melhor dos bastidores da nossa política pernambucana. Até a volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.