Coluna da Folha: Os prefeitos e a cobrança para Conselhos da Pessoa Idosa

por Carlos Britto // 20 de setembro de 2022 às 07:00

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das Promotorias de Justiça locais, tem intensificado as cobranças para que os prefeitos criem em seus municípios o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa. Dessa vez, quem recebeu a bronca foram os prefeitos de Machados (no Agreste) e Cedro e Serrita (no Sertão).

O órgão pede que os prefeitos enviem o projeto de lei às respectivas casas legislativas para instituir o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que deverá ser incluído em pauta para deliberação e votação, preferencialmente em regime de urgência.

Por fim, as prefeituras devem informar às Promotorias de Justiça sobre as medidas adotadas e o acatamento ou não das recomendações, que foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 2 de setembro.

É uma pena que as pessoas da melhor idade, que deveriam ter a garantia dos seus direitos incluída na pauta dos gestores como  obrigação básica das administrações, ainda necessitem de um órgão como o MPPE para zelar por elas. Triste cotidiano de um país chamado Brasil.

Na liderança

Petrolina, no Sertão do São Francisco, se destacou, mais uma vez, com a melhor educação básica entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que a Capital do São Francisco ficou com a nota 5.7, à frente de municípios como Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns. O prefeito Simão Durando (UB) não poupou elogios ao secretário de Educação, Plínio Amorim.

Na terra do Cacique

O ex-prefeito de Serra Talhada e candidato a deputado estadual, Luciano Duque (PT), esteve no município de Pesqueira, no Agreste pernambucano, terra do Cacique Marcos, líder indígena Xukuru e prefeito eleito em 2020. Luciano aproveitou o clima das eleições suplementares, que irão eleger o novo prefeito em 30 de outubro e andou juntando apoios.

O orçamento

O candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), continua na tentativa de desbancar a adversária Marília Arraes (SD) citando as solicitações no orçamento secreto. Em mais uma entrevista na Rádio CBN Recife, ontem (19) ele voltou a acusar a ex-petista. Apesar da assessoria de Marília já ter emitido nota explicando o assunto e até pedido na Justiça que o candidato não fale disso nos guias eleitorais – pedido este, aliás, que foi negado –, Danilo segue aumentando o tom.

Eudes no jogo

Importante força política de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, o ex-prefeito Eudes Caldas vai pavimentando seu caminho para 2024, mas antes ele tem uma aliada para ajudar. Foi por meio de Eudes que o vereador Paulo Gonçalves (PDT), outra liderança consolidada no município, decidiu reforçar o time da candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Já eleito presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2023-24, Paulo Gonçalves disse que é hora de Pernambuco escolher o melhor para o seu futuro e, por isso, optou pelo apoio a Raquel, a qual esteve em Cabrobó no último final de semana. Para o vereador, a tucana conhece suficientemente de perto a realidade do Estado, a ponto de reverter esse cenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.